Dúvida, insegurança, medo de errar… Esses sentimentos são muito comuns quando se está em processo de preparação para o vestibular, ainda mais quando se está em reta final para a maratona de avaliações.  

Por isso, temos dicas infalíveis para você arrasar nas suas provas. Neste texto, vamos falar tudo o que precisa saber para cuidar de corpo e mente e chegar afiado ao grande dia! 

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

10 dicas para se preparar para o vestibular

Não existe fórmula mágica para o vestibular e, claro, o que é bom para uma pessoa pode não ser necessariamente para outra.

No entanto, as dicas a seguir são reforçadas por professores de cursos de pré-vestibular, assim como por alunos que já passaram por toda a angústia típica dessa fase. 

Por isso, atente-se a elas com carinho! 

1. Leia atentamente o edital do vestibular

Parece bobeira, mas é algo de extrema importância. No documento, você consegue ver quais cursos aquela faculdade oferece, bem como as características deles.

Outro ponto é que é possível ficar por dentro do programa de provas e quais matérias são cobradas como conhecimentos específicos. Assim, fica mais fácil se preparar melhor para as provas. 

2. Organize um cronograma de estudos

Fazer um cronograma é fundamental para aproveitar melhor os estudos.

Isso porque é possível dar importância às disciplinas que têm maior peso em suas provas (a depender da carreira escolhida), mas sem ignorar as não específicas, que ajudam a não fazer você perder pontos preciosos!

Além disso, com um cronograma, você tem data e hora para fazer a redação, item essencial para o sucesso em um exame, como vamos comentar ainda neste texto. 

3. Dê atenção especial às disciplinas mais difíceis

As matérias que são como “calcanhar de aquiles” para você são extremamente necessárias de serem vistas com atenção.

Você precisa estar calibrado para manter uma pontuação alta em seus exames. Por isso, é desejável treinar bastante e investir em materiais de apoio para conseguir aprender o máximo de itens possíveis das matérias que você tem dificuldade.

4. Tenha um lugar próprio para estudar

Sabemos que nem sempre está sob nosso controle ter bons ambientes para estudar. Mas, caso possível, é desejável procurar um local calmo, sem grande fluxo de pessoas, e arejado. De preferência, com pouco barulho. 

Se isso não for possível, recomendamos estudar em locais públicos como bibliotecas municipais, ou ainda, na própria escola ou cursinho onde estuda. 

Estudar em um cantinho só nosso ajuda na concentração e no melhor aproveitamento do que estudamos no dia a dia. 

5. Fique longe de distrações durante a hora de estudar

As redes sociais podem ajudar muito nos estudos por meio de páginas que auxiliam estudantes em vários campos do conhecimento.

Porém, se usarmos essas mídias sem moderação, elas podem se tornar vilãs em nossa corrida para a faculdade.

Por isso, algumas dicas são deixar o celular silencioso durante o momento de estudo, desativar as notificações e espiar as redes durante intervalos predeterminados. 

6. Use técnicas de estudo e aplicativos para estudar

As técnicas de estudo são essenciais para aumentar a nossa concentração e a clareza mental, o que interfere diretamente em nosso rendimento.

Existem várias, como escrevemos aqui, e você pode achar aquela que é mais a sua cara. 

Existem vários apps que podem ser muito úteis para o estudo. Eles podem ajudar na gestão do seu tempo, além de existirem também versões com banco de questões para treino. Sem contar nos programas que ajudam diretamente com conteúdos presentes nas avaliações.

Além disso, streamings de música e de podcasts podem ser grandes ferramentas complementares para o vestibular. Eles ajudam a reforçar conceitos que caem, ops, despencam em suas provas.

7. Descanse corpo e mente

O descanso é item fundamental no processo de preparação para o vestibular e o Enem. Manter a vida social é importante, porque ajuda a liberar hormônios relacionados à satisfação pessoal, como a serotonina.

Investir em exercícios físicos e dormir por oito horas todas as noites também contribui na memorização do que se estudou durante o dia. 

8. Planeje-se para a redação 

É desejável treinar com temas antigos de redação dos vestibulares passados pelo menos uma vez por semana. 

Isso porque é essencial “pegar a manha” dos textos argumentativos, os mais cobrados nos exames. Outra dica é levar o seu texto a algum professor para que a pessoa aponte pontos fortes e fracos em sua escrita. 

9. Treine com exercícios 

O treino é a mãe do sucesso, risos. Mas, sério, fazer provas antigas e simulados são excelentes meios para aprender e identificar matérias e conteúdos que devem ser revisados. 

Outra vantagem dos simulados e das provas antigas é que você se acostuma com o ritmo delas. Assim, consegue distribuir o tempo que terá para resolver as questões no dia D.  

10. Tire todas as dúvidas

Dúvidas são como aquela pedra que rola. Se você não segurá-la no começo, é muito difícil pará-la depois.

Por isso, participe de plantões de dúvidas para aprender o que precisa em determinada disciplina caso tenha em sua escola ou cursinho. Assim, você corre menos risco de perder pontos na prova.

Outra dica é estudar em grupo, conforme o nível de facilidade em cada área do conhecimento. Isto é, quem é bom nas matérias de Humanas ajuda os colegas que se dão melhor em Exatas e Biológicas e vice-versa.  

E aí, gostou das nossas dicas para arrasar no vestibular? Preparamos um planejador de estudos incrível para você se preparar ainda mais nessa reta final de vestibular e Enem.

É de graça e você pode baixá-lo agora mesmo!

Compartilhe: