Tem vontade de aprender mais sobre a profissão enquanto ainda está na faculdade? Uma boa forma é participando de uma liga acadêmica. 

Falamos mais sobre o assunto no texto. Vamos lá? 

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

O que é liga acadêmica e como ela surgiu? 

Associações sem fins lucrativos, as ligas acadêmicas são lugares nos quais alunos e professores promovem eventos acadêmicos para diversos fins.

Aulas extras, palestras, feiras de ciências, grupos de estudo, enfim… são muitas possibilidades. 

Devido à diversidade de eventos, é frequente a participação de profissionais do mercado de trabalho para contribuírem com as ligas. 

Elas surgiram no século XX justamente com o objetivo de promover um aprofundamento teórico e prático das atividades em sala de aula. 

A primeira liga acadêmica surgiu no Brasil em 1920. A Liga de Combate à Sífilis, que existe até hoje, presta atendimento médico à comunidade na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). 

De lá para cá, o movimento aumentou e existem várias delas em todo o país. Durante a Ditadura Militar, as ligas acadêmicas se fortaleceram, devido à resistência quanto ao ensino universitário da época.  

Estrutura das ligas acadêmicas 

Para entrar em uma liga acadêmica, a seleção costuma variar. Mas uma prática comum é que a pessoa interessada deve participar de palestras e cursos introdutórios sobre o tema. 

Além disso, a pessoa precisa fazer uma prova para mostrar os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Assim, consegue comprovar a aptidão para pertencer a uma liga.

Realizado o teste de admissão, os candidatos com maior nota são escolhidos para ingressar na organização. 

As ligas possuem a supervisão de um professor da própria instituição de ensino. 

Para o funcionamento se manter em dia, é frequente que elas precisem de ajuda financeira das instituições de ensino que fazem parte ou do Governo. 

Em termos de cargos, a estrutura das ligas é:

  • presidente;
  • vice-presidente;
  • diretor financeiro;
  • diretor acadêmico;
  • diretor científico;
  • diretor de comunicação;
  • entre outros.

Além disso, é comum que seja exigida uma participação do aluno em 75% dos eventos promovidos pela organização. 

A importância das ligas acadêmicas

As ligas acadêmicas são reconhecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Elas incentivam a participação dos alunos devido ao ganho de conhecimento aprendido em suas atividades. 

As ligas são grandes meios de expandir aquilo que se aprende em sala de aula. Assim, é possível se preparar mais cedo para o mercado de trabalho e ter mais chances de conseguir um emprego ao se formar. 

Outro ponto interessante é que você coloca as suas experiências nas ligas acadêmicas em currículo. O que pode ajudar muito, se não tiver muita experiência profissional

E, claro, a possibilidade de fazer um networking, isto é, o contato com outros profissionais da sua área de atuação.

Essas pessoas podem indicá-lo para uma vaga no mercado de trabalho futuramente por já conhecerem a sua atuação profissional. Bacana, né!? 

Quais ligas acadêmicas existem na Faculdade Florence? 

Aqui na Florence, temos várias ligas acadêmicas, distribuídas em nossos cursos. 

A mais conhecida é a Laneuro (Liga de Neurociências), pois conta com estudantes de Odontologia, Enfermagem, Farmácia e Nutrição. 

Mas temos outras organizações mais restritas a cursos específicos da área da saúde:

  • Liga Acadêmica de Estética de Reabilitação Oral (LERO);
  • Liga Acadêmica de Ciência e Inovação (LACIN);
  • Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial (LABUCO); 
  • Liga Acadêmica de Periodontia (LAPE);
  • Projeto Saúde e Sorriso de Mãe para Filho (extensão);
  • Liga Obesidade e Síndrome Metabólica;
  • Liga de Diagnóstico Bucal;
  • Liga de Saúde da Mulher;
  • Farmacêutico do Bem;
  • Liga Bula Informativa;
  • Memamorflorence (projeto de extensão);
  • OdonTootHope (projeto de extensão de Odontogeriatria). 

A extensão como realidade cada vez mais presente nas faculdades

A Faculdade Florence possui ligas acadêmicas há muitos anos. Somos pioneiros na inclusão de projetos de extensão como parte da formação dos nossos alunos.

A participação estudantil é facultativa. Mas vale ressaltar que projetos como Resolução nº 7,de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional da Educação colocam a extensão como obrigatória junto ao ensino ministrado em sala de aula. 

Segundo o texto, a intenção é que esse processo ocorra em todas as faculdades nacionais. As instituições devem reservar 10% da carga horária de seus cursos para atividades de extensão, como eventos, projetos e prestação de serviços.

Apesar disso, você viu antes que vale muito a pena participar de uma liga acadêmica, independente de obrigatoriedade. Por isso, queremos te convidar a se inscrever em nosso processo seletivo.

Aqui na Florence, você tem a oportunidade de exercer na prática o que aprende no curso, por meio das ligas e de outros projetos que possuímos. Temos a clínica-escola e o Núcleo de Prática Jurídica, o que vai te deixar ainda mais afiado para o mercado de trabalho.

As nossas inscrições estão abertas, mas é por tempo limitado. Por isso, se não quiser perder a chance de fazer parte desse time incrível, clique aqui e inscreva-se já!

Compartilhe: