É fato que precisamos escolher nossas futuras profissões muito cedo. Ao final do ensino médio, é comum não ter exatamente certeza do que se quer. Com isso, muita gente inicia suas carreiras e, então, acaba percebendo que não era exatamente o que imaginava.

A boa notícia é que, com a popularização dos recursos tecnológicos e a busca pela realização pessoal e profissional, a transição de carreira tem sido cada vez mais comum. Se você está passando por isso e quer saber como mudar de área, é só continuar com a gente e pegar as dicas. Veja a seguir!

Chegou a hora de você ter um currículo de destaque

Baixe os modelos de currículo, customize o seu e conquiste o trabalho dos seus sonhos!

Entenda o que é uma transição de carreira

Basicamente a transição de carreira é uma grande mudança na sua área de atuação profissional.

Muitas vezes após terminar a faculdade e começar a atuar no mercado de trabalho você pode se decepcionar e perceber que seria muito mais feliz trabalhando com outra coisa. Para isso, pode ser necessária a realização de outra graduação, cursos ou até mesmo uma pós-graduação em uma área relacionada.

No entanto, na grande maioria das vezes isso significa começar do zero e se aventurar em um segmento totalmente novo. O que pode gerar muitas dúvidas, inseguranças e ansiedades.

Confira os 6 principais erros cometidos ao fazer uma transição de carreira

A gente sabe que, embora mudar de segmento possa ser um sonho para muita gente, o processo exige dedicação e habilidade para vencer desafios.

É muito comum cometer erros que podem atrasar seus planos ou até mesmo fazer com que desista deles, não é verdade? Pensando nisso, trouxemos alguns dos erros mais cometidos nesse processo para que você possa driblá-los com facilidade.

1. Ser impulsivo

Quem nunca pensou em largar tudo e viver vendendo arte na praia, não é verdade? É bem normal pensar em abandonar a carreira e simplesmente começar do zero novamente. No entanto, agir de forma impulsiva é um grande erro. Afinal, mudar de carreira envolve questões importantes e um bom planejamento financeiro, por exemplo.

Não basta apenas pedir demissão sem nenhuma garantia. Da mesma forma, estar insatisfeito no emprego atual não quer dizer que você não goste da área que escolheu. Pode ser o caso de simplesmente encontrar outro trabalho que se enquadre melhor ao seu perfil.

Agir de forma impulsiva pode resultar em problemas maiores e mais frustração.

2. Não analisar todas as oportunidades

Para fazer uma transição de carreira de sucesso é necessário ter foco e planejamento. No entanto, nem sempre as coisas são exatamente como parecem. Por esse motivo, é recomendável manter a mente aberta e ponderar sobre todas as opções!

Você quer de fato mudar radicalmente ou não valeria a pena tentar uma abordagem diferente da sua área de atuação?

Faça uma análise de todas as oportunidades disponíveis antes de investir em uma mudança radical. Ainda que tenha esboçado um plano de carreira incrível, mantenha a mente aberta para todas as possibilidades que aparecerem pelo caminho.

3. Exagerar nas expectativas

Sonhar faz bem e o primeiro passo para realizá-los é imaginar como seria. No entanto, embora seja inevitável criar expectativas sobre a nova carreira desejada, é bastante válido ser realista.

Você não vai começar na carreira nova no mesmo ponto em que está atualmente. É aconselhável pesquisar com calma qual é a média salarial, como está a demanda profissional e conversar com outras pessoas que atuam na área antes de fazer a transição de carreira.

Pode ser que no começo as coisas não sejam tão simples como você imaginou. Por esse motivo, é importante coletar dados e conhecer um pouco sobre o dia a dia da profissão antes de realizar a transição.

4. Não organizar suas finanças

Outro erro bastante comum é não organizar suas finanças.

Principalmente se você já está no mercado de trabalho há algum tempo, vai precisar de uma reserva financeira para não passar aperto durante a transição de carreira.

É provável que você precise voltar a estudar, fazer um estágio não remunerado ou começar em um cargo que pague menos do que está acostumado a ganhar. Por isso, é recomendável ter uma reserva e organizar suas finanças para que consiga lidar com imprevistos até se estabilizar novamente.

5. Pensar somente no dinheiro

É lógico que o dinheiro é importante! Mas é um erro planejar sua transição de carreira com foco apenas no aspecto financeiro.

Na grande maioria dos casos a realização pessoal e profissional e o bem-estar estão entre as principais razões de quem resolve mudar de área.

Amar o que você faz é o primeiro passo para ser bem-sucedido financeiramente, já que certamente irá trabalhar com muito mais empenho e dedicação.

Mudar de carreira apenas pensando no dinheiro pode resultar em mais uma frustração.

6. Não saber fazer seu próprio marketing pessoal

Para que sua transição seja feita de forma suave e apropriada, você precisa investir na sua imagem. 

Seu marketing pessoal envolve os valores que inspira enquanto profissional. E é exatamente isso que vai ajudar você a se posicionar novamente no mercado de forma mais segura. Seja em uma área completamente nova ou em um novo segmento dentro da sua profissão.

Veja 5 dicas para fazer uma transição de carreira de sucesso

Agora que você já está por dentro dos maiores erros de quem deseja renovar sua vida profissional, está na hora de descobrir o que fazer para obter sucesso na sua transição. Confira todas as nossas dicas a seguir e faça agora mesmo seu checklist.

1. Faça uma nova graduação

Então, você decidiu se aventurar em uma nova profissão, certo? Nesse caso, o primeiro passo é descobrir qual a formação necessária para atuar na nova área. É muito provável que você precise fazer uma nova graduação. Seja um bacharelado ou tecnólogo, por exemplo.

A boa notícia é que você não vai precisar fazer um novo vestibular. E é muito provável que após a análise do seu histórico, consiga eliminar diversas matérias. Além disso, a maior vantagem de voltar para a faculdade é a possibilidade de fazer contatos e participar de eventos, estágios e projetos que vão facilitar a sua transição de carreira.

Em outros casos, uma pós-graduação com uma abordagem diferente dentro da sua formação já pode ser o suficiente para conseguir uma nova colocação.

2. Estude bastante e faça cursos

Começar em uma nova profissão pode ser bastante desafiador, especialmente se você já iniciou sua vida profissional. Assim, para romper a barreira da inexperiência você pode apostar na realização de cursos.

Quanto mais qualificado você estiver, maiores as suas chances de conseguir uma vaga no campo que deseja explorar.

E você pode participar de vários deles em ambiente completamente virtual. Basta escolher opções bem qualificadas e se dedicar bastante.

3. Converse com outros profissionais da área

Ao imaginar como seria atuar em uma nova profissão é comum ter uma ideia um pouco romântica. Dessa forma, conversar com profissionais da área é uma boa maneira de entender as carências do mercado assim como os maiores desafios.

A partir daí, é possível ter em mente quais são os segmentos que já estão saturados, aqueles em que a demanda é maior, bem como os desafios de quem vive o dia a dia da profissão.

Não se esqueça de conversar com pessoas diferentes. Cada um vai ter um olhar único sobre sua vida profissional.

4. Procure diversificar suas experiências

Você não precisa necessariamente ter um trabalho remunerado para que isso conte como experiência profissional.

Se está buscando mudar de área, pode adquirir prática por meio do trabalho voluntário, participação em workshops e até mesmo auxiliando outros profissionais. Tudo isso você pode fazer mesmo ainda atuando na carreira original.

Dessa forma, quando estiver na entrevista para o novo cargo, vai poder compartilhar experiências que vão demonstrar seu empenho e amor pela nova profissão.

Sua participação nesses projetos pode ter um peso muito maior do que você imagina.

5. Não tenha medo de se aventurar nos processos seletivos

Uma das maiores preocupações de quem está buscando mudar de profissão é conseguir a primeira oportunidade. Afinal, a menos que seja um estágio, geralmente as vagas demandam uma certa experiência profissional do candidato.

No entanto, não é porque você está começando novamente que toda a prática anterior é anulada. Muito pelo contrário. O conhecimento prévio pode se tornar um diferencial. Especialmente se você demonstrar que ele vai agregar valor à nova profissão.

Na hora de montar seu currículo, procure relacionar suas atividades anteriores com os objetivos da nova. E use toda a habilidade adquirida para causar uma boa impressão na entrevista.

Lembre-se que quem vai estar do outro lado é um ser humano. E, por isso, por mais que a parte técnica seja importante, a emoção conta muito. Se o contratante entender que a falta de experiência será compensada com traquejo profissional e vontade de obter sucesso, a vaga pode ser sua.

Entenda os principais desafios encontrados ao fazer a transição de carreira

Decidir pela transição de carreira pode ser empolgante, mas ao mesmo tempo é bastante desafiador.

São muitas as inseguranças e os questionamentos envolvidos, como: o fator tempo, a idade e o medo de perder tudo o que foi conquistado até o momento. Entretanto, esses são apenas desafios que serão vencidos!

Se você não desistir, perceberá que o tempo passou da mesma forma e que agora ninguém se lembra mais que um dia você precisou começar do zero. Por isso, saiba como lidar com alguns desses desafios:

Medo de perder tudo

Se você está insatisfeito no trabalho, não precisa ter medo de abrir mão dele. Para conquistar seus sonhos, muitas vezes vai ser necessário abrir mão de alguma coisa.

Mas pode ter certeza de que toda a experiência que acumulou até esse ponto vai ser útil no futuro e contribuirá para que seja um profissional mais completo.

Não há como perder tudo, se o que você tem não o faz feliz.

Você já tem idade demais

Muita gente tem medo de fazer uma nova faculdade ou mudar de profissão por achar que já está velho demais para isso. No entanto, a idade é apenas um número e não há tempo certo para ir atrás dos seus sonhos ou buscar algo que faça mais sentido.

Grandes nomes construíram seus impérios após os 40 ou 50. Pense que o tempo vai passar de qualquer forma. E você vai querer olhar para trás e ver algo para se orgulhar.

Será necessário fazer outra faculdade

Fazer outra faculdade é uma ótima forma de dar início à sua transição de carreira. Você vai ter contato com outros profissionais e terá a oportunidade de fazer um estágio. Essa é uma boa maneira de se inserir no mercado de trabalho com mais facilidade.

Entretanto, fazer uma faculdade não é a única maneira de mudar de carreira. Existem áreas que demandam apenas cursos profissionalizantes ou formações mais curtas, como as graduações tecnológicas. Além disso, também existe a possibilidade de fazer uma pós.

Receio do que os outros vão pensar

Olhando de fora essa é uma preocupação que não faz muito sentido. No entanto, muitas pessoas se sentem inseguras, com medo do que as outras pessoas irão dizer ou pensar.

E de fato, ao compartilhar seus planos, é normal que algumas pessoas tentem desencorajar você. Pior ainda quando os comentários vêm de pessoas próximas e familiares. Contudo, pense que sua vida profissional é responsabilidade unicamente sua. E que no futuro quando as coisas derem certo, ninguém mais vai se lembrar disso.

Portanto, evite pedir a opinião de pessoas que não compartilham das mesmas ideias que você. E não leve os comentários tão a sério!

Fazer uma transição de carreira é uma decisão muito relevante e que não deve ser tomada por impulso. Se após deliberar bastante sobre o assunto você chegou à conclusão que é isso mesmo que deseja, faça um plano, organize as finanças e siga em frente.

Não se esqueça de escolher uma boa instituição de ensino que tenha uma formação voltada para o mercado de trabalho. Assim sua mudança será muito mais tranquila.

E então, já pensou em mudar de carreira? Venha com a gente e descubra agora mesmo como montar um plano de carreira personalizado e bem-sucedido!

Compartilhe: