Aluna do curso de Nutrição cria sobremesa especial para pacientes com doenças cardiovasculares

A estudante Gleyzangela Muniz criou o “Pudim de Beterraba”
Graduação | 15/04/2021

A importância da alimentação adequada na redução de problemas cardiovasculares e no controle dos fatores de risco já está demonstrada por uma série de evidências científicas. Uma das melhores formas de evitar o problema é através da prevenção, que inclui uma alimentação saudável. Pensando nisso, a professora Eduarda Gomes propôs um desafio aos alunos do curso de Nutrição da Faculdade Florence da disciplina Gastronomia aplicada à dietoterapia, que rendeu receitas inusitadas, dentre elas sobremesas especiais.

Os estudantes foram desafiados a pensar em uma preparação alimentar para pacientes cardiovasculares sem alimentos de origem animal. “Uma das estratégias da Nutrição para diminuir tanto o risco de doenças cardiovasculares quanto no tratamento de pessoas que já possuem algum tipo de doença cardíaca é a redução do consumo de alimentos de origem animal”, explica Eduarda.

Segundo a professora, os alimentos de origem animal possuem naturalmente uma quantidade de gordura saturada que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, bem como maior agravamento dessas doenças. “Precisamos, de uma forma geral, limitar o consumo desses alimentos de origem animal, dando preferências a alimentos de origem vegetal, como hortaliças, frutas e leguminosas. Em relação ao consumo de carnes, devemos priorizar o consumo de carnes brancas e limitar o consumo de carnes vermelhas. Quando consumir leites e derivados, preferir os desnatados, porque eles continuam possuindo nutrientes importantes (como o proteína e cálcio), porém sem a gordura saturada, que é o que pode prejudicar a saúde cardiovascular”, esclarece.

Receita inusitada

Como fruto desse desafio surgiu à receita do “Pudim de Beterraba”, da aluna Gleyzangela Muniz, do sétimo período do curso de nutrição da Florence. “A partir da solicitação da professora Eduarda comecei a desenvolver uma receita que pudesse oferecer sabor, textura e principalmente valor nutricional para que pessoas com doenças cardiovasculares pudessem consumir e ao mesmo tempo ajudar no tratamento. Para a receita, estudei cada alimento e suas propriedades nutricionais”, conta.

A beterraba foi o ingrediente principal escolhido “Eu pesquisei diversos vegetais, estudei o poder antioxidante que eles possuem a quantidade de fibras e, dentre os vegetais que pesquisei, o que possui uma melhor qualidade nutricional, que se agregava ao tipo de patologia que era o nosso objetivo, era a beterraba. E pela dificuldade que esses pacientes cardiovasculares possuem de terem acesso a uma receita doce, eu pensei em desenvolver um doce com a beterraba. Também utilizei a chia, alimento utilizado no tratamento das doenças cardiovasculares”, explica.

Para a professora Eduarda Gomes, o resultado do desafio foi satisfatório. “Criatividade e inovação têm sido características cada vez mais  exigidas no mercado de trabalho e nós temos incentivado em nossos alunos em relação a isso. Tivemos a elaboração de várias boas receitas na atividade e eu, como docente da Florence, fico feliz em estimular os alunos e obter bons resultados como este da aluna Gleyzangela”, comenta.

Ficou curioso em conhecer a receita? Confira na íntegra:

Pudim de beterraba

Ingredientes:

2 colheres de farinha de aveia

1 beterraba grande

5 colheres de semente de chia (hidratada).

250ml de leite vegetal (coco)

Adoçante (a gosto).

Modo de preparo:

Liquidificar a chia, o leite de coco e a aveia. Levar ao fogo até ficar consistente e soltar da panela. Adicionar a beterraba já cozida e liquidificada.

Colocar em formas de silicone e levar à geladeira por uns 30 minutos. Após esse período, está pronto para servir. Decorar com as sementes de chia.

Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 50%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1.

Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.