Institucional

Projeto Político Pedagógico Institucional

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL DO INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIORO Instituto Florence de Ensino Superior Ltda., entidade mantenedora do Instituto Florence de Ensino Superior, autorizado em 2006 e em funcionamento a partir de 2007, tem uma longa e comprovada vida dedicada à educação.

Antes mesmo da fundação do Instituto Florence de Ensino Superior, fundou-se o Instituto de Enfermagem Florence Nightingale Ltda., empresa-escola de educação profissional, que se constitui em uma via para que jovens e adultos tenham acesso a um ensino de qualidade.

O Instituto Florence Nightingale Ltda. tem se dedicado, especialmente, ao desenvolvimento de reflexão na área da saúde, estabelecendo, inclusive, parceria com o Ministério da Saúde para implementação do PROFAE, Projeto de Profissionalização dos trabalhadores da Área de Enfermagem. Em 2004, recebeu uma menção honrosa concedida pela ABEn – Ma, Associação Brasileira de Enfermagem, enaltecendo os serviços prestados à Enfermagem e à sociedade maranhense. A necessidade de formação no campo da saúde e da educação está fundamentada na carência de profissionais com competências e habilidades específicas, sobretudo em São Luís, com uma população, segundo estimativa do IBGE para 2012, de 1.039.610 habitantes, sendo considerada a 15º cidade mais populosa do Brasil.

A estimativa, ainda, do IBGE para 2012 é que a região nordeste alcance uma população de 52.007.144 habitantes e que o Maranhão tenha uma população de 6.714.314 habitantes. Faz-se necessário, a exemplo, a assistência a gestantes, pois a capital maranhense continua entre as de posição mais desfavorável do Brasil, com 62,66% de mães de nascidos vivos durante o ano de 2008, com menos de sete consultas pré-natais. É também negativa a situação da capital quanto às internações infantis, por doenças respiratórias e por doenças transmissíveis, cujos números são, respectivamente, 32,66 por mil e 50,76 por mil, dando à cidade o 18º e 23º lugares por número de casos. O coeficiente de mortalidade infantil é um indicador que traduz os níveis de saúde de uma população e sintetiza as condições de bem estar social, político e ético de uma dada sociedade.

Evidencia-se que o Maranhão é um dos estados mais pobres do Brasil, com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) igual a 0,683, comparável ao do Brasil, em 1980, e superior apenas ao de Alagoas, na lista dos estados brasileiros por IDH. O estado possui a segunda pior expectativa de vida do Brasil, também superior apenas a Alagoas. Pelo exposto e com intuito de promover uma educação de qualidade, o Instituto de Enfermagem Florence Nightingale Ltda., dar, em 2004, os primeiros passos para a Gerência da Qualidade Total, através da análise contínua dos seus sistemas.

A trajetória de sucesso da Instituição, fez dela uma referência inegável para a educação profissionalizante no Estado do Maranhão, o que levou seus sócios a pensarem e materializarem o Instituto Florence de Ensino Superior/IFES, autorizado pelo Ministério da Educação para funcionamento de cursos de Graduação, por meio da portaria de nº. 1764/06. Iniciou, como mencionado, suas atividades em 2007, com a primeira aula inaugural dos cursos de graduação em Enfermagem e Farmácia. Em 2008, iniciou a oferta dos Cursos de Pós-graduação, tendo como foco áreas compreendidas como estratégicas para o bem estar do indivíduo e do cidadão – educação e saúde.

Em 2010, formou a primeira turma de Graduação em Enfermagem, assim como, iniciou a oferta do Curso de Graduação em Odontologia. Seguidamente, em 2011, iniciou a oferta do Curso de Graduação em Direito.

Confira o documento na íntegra > Projeto Político Pedagógico Institucional 

Projeto Político Pedagógico Institucional