Alunos do curso de Odontologia criam escova de dente artesanal inclusiva infantil

A atividade busca mostrar a importância do uso do flúor como complemento à higiene bucal
Graduação | 17/01/2022

Os alunos do curso de Odontologia da Faculdade Florence criaram um projeto social para ajudar crianças em situação de vulnerabilidade do bairro Fé em Deus e que resultou na criação de escovas de dente artesanais inclusivas infantis. A atividade teve o objetivo de mostrar a importância do uso do flúor como prevenção, controle e complemento à higiene bucal, juntamente com a oferta escovas de dentes sustentáveis, ecológicas e de baixo custo para a população local.

A escova de dente artesanal inclusiva infantil foi elaborada pelos alunos Andréa Carolina G. Meireles, Bruna Valéria de Miranda Silva, Cristiano S. Amaral, Giovanna Ramos da S. Sousa, Luanderson P. Barros, Ninna Gabrielli Ramos R. Ferreira, Pedro Mateus da Silva A. Sousa, Polyana Cristina do Rego L. Serra, Sérgio C. Goulart , Wiesty Tamara A. Silva e Vanderson A. Ferreira sob a orientação dos professores Luciano Maurício, Karime Lima e Marjorie Nunes, do curso de Odontologia da Florence.

A profa. Karime conta que a ideia das escovas surgiu a partir da dificuldade de acesso das populações socialmente vulneráveis, principalmente aquelas famílias que têm muitos membros, tendo em vista que cada membro da família precisa ter a sua escova individual.

“Então foi a partir desse problema socioeconômico à falta de acesso para aquisição das escovas dentais, que nós resolvemos desafiar os acadêmicos a criar uma escova que fosse feita de material disponível para a população mais vulnerável socialmente, e que essa população pudesse fabricar as próprias escovas. E a ideia não é só fornecer a escova pronta, mas realizar oficinas, através dos agentes comunitários de saúde e líderes comunitários, para que cada família possa confeccionar a sua própria escova com o material disponível: bucha vegetal, esponja vegetal e palito de picolé, que são materiais bem acessíveis”, comenta a professora Karime Lima.

A professora ainda destaca que esse projeto social desperta a inclusão social da Odontologia, que, por muitos anos, foi considerada uma ciência elitista. “Antigamente quem fazia a Odontologia eram as pessoas que tinham um poder aquisitivo considerável, em virtude até dos investimentos na formação acadêmica, mas hoje nós precisamos incluir a Odontologia na sociedade, inclusive nas comunidades que vivem à margem da sociedade, e, por conta disso, nós estamos disponibilizando para a população em geral um dispositivo que auxilie na manutenção da saúde bucal”, explica.

Faculdade Florence em apoio à comunidade

A Faculdade Florence incentiva a comunidade acadêmica a esses desafios através do Trabalho Discente Efetivo (TDE), resultando no estímulo da criatividade e da capacidade de produção do aluno. “Não é só elaborar projetos, mas chegar a um produto que tenha utilidade para a população em geral. Então a Florence e o curso de Odontologia, através dos TDE’s, permitem que nós possamos usar a nossa criatividade, nosso poder de inovação para realizar este tipo de projeto”, afirma a profa. Karime.

Estude Odontologia na Florence

O curso de Odontologia da Florence é um dos melhores do estado, por isso os alunos possuem garantia de emprego antes mesmo da conclusão do processo formativo. Apresenta caráter multidisciplinar no favorecimento do ensino, pesquisa e extensão, com serviços à comunidade e uma carga horária extensa de práticas, especialmente na Clínica-Escola, conferindo mais segurança para o exercício profissional.

Além disso, é o único curso do estado do Maranhão que mantém um convênio com o Centro de Especialidades SORRIR, do Governo do Estado, em que alunos do 9º ao 10º período podem prestar assistência humanizada a pacientes portadores de câncer bucal.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2022.1. Inscreva-se agora mesmo!