Entrar no mercado de trabalho não é algo fácil. Especialmente para quem está buscando o primeiro emprego. Você sabia que é possível montar um bom currículo para primeiro emprego, mesmo sem experiência profissional?

Exatamente! Neste post, vamos falar um pouco sobre o currículo para primeiro emprego e mostrar para você o que seu currículo deve reunir. Bacana, não é? Siga com a gente para saber mais!

Chegou a hora de você ter um currículo de destaque

Baixe os modelos de currículo, customize o seu e conquiste o trabalho dos seus sonhos!

O que um currículo para primeiro emprego deve ter?

Para quem é jovem e sem experiência, a missão de montar o currículo para primeiro emprego precisa de bastante estratégia e pensamento por trás.

Afinal de contas, a competição no mercado de trabalho está cada vez maior. E seu objetivo é se mostrar o melhor candidato para aquela vaga, por menos experiência que tenha.

Agora vamos falar exatamente sobre isso. Leia mais!

1. Apresente suas informações pessoais

Primeiramente, você deve apresentar as suas informações pessoais ao recrutador. O seu currículo para primeiro emprego deve funcionar, em suas primeiras linhas, como o seu cartão de visitas.

Inclua informações relevantes que façam o recrutador da empresa em questão saber quem você é. Além disso, eles devem poder contatar você de forma efetiva em caso de qualquer comunicado ou dúvida. Então, inclua logo de cara os seguintes dados:

• nome e sobrenome;
  • idade;
  • estado civil;
  • endereço completo;
  • números de contato;
  • e-mail;
  • redes sociais.

Lembre-se de jamais apresentar o número de documentos no seu currículo ou endereços de e-mails pouco profissionais. Se for o caso, crie um e-mail especialmente para colocar em seu currículo. E sempre acompanhe a sua caixa de entrada.

2. Deixe claro o seu objetivo profissional

Uma parte essencial em qualquer currículo é onde você apresenta os seus objetivos profissionais. Afinal de contas, quais são os objetivos na carreira que você quer? Quais são as suas expectativas em relação ao emprego?

É importante que você mantenha o objetivo para currículo personalizado a vaga que você aplica. Tenha a sua área de atuação pretendida em mente.

Seja curto, conciso e ao mesmo tempo chame a atenção dos recrutadores. Desse modo, seu currículo para primeiro emprego vai estar no caminho correto.

3. Fale sobre sua formação profissional

Na hora de colocar a sua formação profissional, destaque a instituição de ensino em que você estudou e deixe claro o ano em que começou e terminou o curso.

É importante organizar as suas formações da mais recente para a mais antiga. Assim como colocar o nome do curso, o ano em que você concluiu o curso, ou a previsão para conclusão.

Jamais minta! Isso porque as informações do curso podem ser requisito para a execução de determinadas funções na empresa. E, caso você não seja a pessoa mais qualificada, isso pode gerar problemas futuros. Sempre fale a verdade no seu currículo.

4. Apresente seus cursos livres

Além de sua formação profissional, também vale a pena incluir em seu currículo os seus cursos livres.

Aqui você pode incluir qualquer tipo de curso feito pela internet, cursos de idiomas, ou qualquer outro que você ache relevante para ajudar a conseguir uma vaga de emprego.

No caso de algum curso de idioma, lembre-se de não mentir sobre o domínio da língua. Afinal de contas, esse pode ser um requisito para a vaga.

5. Dê informações complementares relevantes

Informações pertinentes podem ajudar o seu recrutador a fazer um desempate entre um outro candidato e você. Inclua qualquer informação que não se encaixe em tópicos anteriores, mas que você acha importante.

Exemplos: disponibilidade para mudança, se você é pessoa com deficiência, ou no caso de já ter tido alguma experiência anterior na função, mesmo que informal.

Lembre-se também do bom português. Ortografia e concordância importam. Evite também fazer um material grande: menos é mais nesse caso. Por último, não use cores ao formatar o seu currículo.

Qual a importância de uma boa qualificação profissional no currículo?

Agora que você já sabe o que incluir em seu currículo para primeiro emprego, vamos falar sobre a importância da qualificação profissional.

Por conta da grande demanda de pessoas procurando empregos, o mercado de trabalho tem ficado cada vez mais exigente em relação a quem contrata. Até mesmo nas entrevistas de emprego os recrutadores procuram candidatos com um certo nível de estudo.

Assim, a busca por qualificação profissional se torna essencial. Seja por meio de uma graduação ou de um curso técnico, é importante se destacar no mercado. Um currículo com um curso superior, além do nível médio, já tem um peso bem maior.

E ajuda o candidato a conseguir um emprego mesmo sem experiência. Investir em um curso de graduação ou de nível técnico é certeza de se colocar melhor no mercado, de uma forma geral. Além, é claro, de investir em conhecimento relevante.

Com certeza, entrar no mercado de trabalho fica mais difícil a cada ano. E, para quem está nessa missão nada fácil, um instrumento indispensável é o currículo para primeiro emprego. Use nossas dicas e tenha um excelente currículo!

Esperamos que nosso post tenha sido de grande ajuda na hora de você montar um currículo para primeiro emprego. E para ajudar você ainda mais, baixe agora mesmo 5 modelos de currículo para arrasar no mercado. Aproveite!