Sente que cuidar de animais é a sua vocação? Então a veterinária é a carreira certa para você. Como qualquer profissão, são necessários anos de estudo. Afinal, a graduação é pré-requisito para obter o registro profissional no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) da sua região.

Por isso, elaboramos este texto para falar tudo o que diz respeito a essa profissão tão querida. Bora?

O que fazer para trabalhar com os animais?

A Medicina Veterinária é o curso certo para você. Saiba mais neste e-book especial sobre o assunto.

Áreas de atuação do médico veterinário

Quem quer se tornar um médico veterinário tem que ter uma formação ampla. Mas, em compensação, pode atuar em setores variados, desde o tradicional atendimento em clínicas até áreas como medicina veterinária e preventiva, até na saúde pública, ecologia, reprodução animal e assim por diante.

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, a atuação de quem trabalha na área vai muito além do atendimento nos consultórios veterinários.

Alguns de seus outros papéis, além dos já citados, são a inspeção de produtos de origem animal que chegam ao consumidor final, até trabalhar como consultores, responsáveis técnicos e peritos.

Além disso, podem exercer uma importante função de contribuição na agropecuária brasileira. Eles podem fazer procedimentos como a análise do solo, da água e de domissanitários (usados para higienizar ambientes) em meio laboratorial.

Em 2011, a categoria de Medicina Veterinária foi integrada às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Isso permite que veterinários atuem junto a profissionais de outras áreas que trabalham pela atenção básica à saúde nos municípios brasileiros.

É o médico veterinário que atua em funções como visitas domiciliares para diagnosticar riscos à saúde no caso de interação entre pessoas, animais e o meio ambiente. Outro trabalho desse profissional é na prevenção, diagnóstico e controle de doenças transmissíveis ao ser humano pelos animais, às zoonoses.

Para resumir, as grandes áreas que as instituições de ensino capacitam os médicos veterinários para trabalhar são:

• clínica e cirurgia veterinária;
  • medicina veterinária preventiva e saúde pública;
  • zootecnia e produção animal;
  • sanidade animal;
  • tecnologia e inspeção de produtos de origem animal;
  • economia, planejamento e administração agroindustrial e extensão rural;
  • docência, com atividades de pesquisa e extensão.

Os 5 passos para se tornar um bom médico veterinário

Se você quer se tornar um veterinário de sucesso, siga estes passos:

1. Aposte em estratégias de marketing

Em uma era de redes sociais como a atual, é fundamental saber vender o seu peixe. Por isso, ter perfis nas redes sociais e fazer anúncios em mídia paga são boas pedidas para impulsionar o seu trabalho.

2. Desenvolva habilidades administrativas

Independentemente de atuar no empreendedorismo, é importante ter noções de gestão de agenda, faturamento e compromissos.

3. Ter afinidade com Ciências Biológicas é fundamental

Isso porque no curso de Veterinária você aprenderá com matérias típicas de Biologia, como Citologia e Genética, e outras relacionadas à anatomia animal.

4. Faça estágios ao longo do curso

Fazer estágio abre portas para o mercado de trabalho, que busca profissionais com alguma experiência prévia na hora de contratar pessoas. Se a faculdade encaminhar os alunos a empresas parceiras, melhor ainda.

5. Estude em uma boa instituição de ensino

Parece bobeira, mas uma faculdade de ponta impacta diretamente em sua vida profissional. Itens como infraestrutura, grade curricular e parcerias com empresas para estágios são alguns itens a serem considerados na hora de escolher uma Instituição de Ensino Superior.

O que se aprende no curso de Medicina Veterinária

Conforme comentamos, a grade de Medicina Veterinária é ampla para ensinar os conhecimentos necessários, a fim de que o aluno atue profissionalmente na área que quiser, dentre todas essas que citamos.

Sendo assim, uma boa grade curricular de Medicina Veterinária deve reunir as seguintes matérias, e que estão incluídas na grade da Faculdade Florence:

Primeiro semestre

• Optativa IV

Décimo semestre

• Estágio Curricular Supervisionado
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
  • Atividades Complementares

Vantagens de estudar na Faculdade Florence

Temos pouco mais de 20 anos de história e nesse tempo já conquistamos muita coisa, como o reconhecimento do MEC como faculdade referência em nossos cursos, da área da saúde, na região maranhense.

Nossa metodologia de ensino é baseada no rigor científico, para buscar soluções para toda a sociedade. E, claro, ética e humanismo, pois o amor e a paciência com os bichinhos é fundamental para ser um excelente profissional.

Além disso, temos os seguintes diferenciais.

Biblioteca

Possuímos um acervo rico, com mais de 28 mil obras, que podem ser acessadas tanto presencial quanto virtualmente

O objetivo é promover acesso ao conhecimento e mais qualidade em trabalhos acadêmicos feitos pelos estudantes.

Parcerias com empresas

Como abordamos antes, uma boa faculdade faz a ponte entre alunos e mercado de trabalho por meio de parcerias com organizações locais.

Por isso, a Florence criou um Núcleo de Carreira e Emprego, no qual conectamos nossos talentos a vagas de estágio. Ou seja, o futuro médico veterinário pode se profissionalizar ainda na graduação.

Tome a melhor decisão agora mesmo!

Diante de tudo o que apresentamos, com certeza você já tomou a melhor decisão de ser médico veterinário e estudar aqui na Florence.

Você pode fazer a sua inscrição agora mesmo. É só clicar aqui e fazer parte do nosso time de estudantes!