Dia da Medicina Integrativa: entenda como o método funciona nas profissões da saúde

Dia da Medicina Integrativa: entenda como o método funciona nas profissões da saúde

A medicina integrativa trabalha a relação entre o paciente e o profissional de saúde 
Datas Comemorativas | 23/01/2021
Compartilhe :

A medicina integrativa é a prática que reafirma a importância da relação entre o paciente e o profissional de saúde. Ela foca na pessoa em seu todo e faz uso de várias abordagens terapêuticas adequadas, com profissionais de saúde e disciplinas, para obter o melhor da saúde e cura. O Dia Internacional da Medicina Integrativa, comemorado neste 23 de janeiro, serve para lembrar da importância do diálogo, da educação, da colaboração em iniciativas e da aplicação da medicina centrada no paciente – de forma holística, sustentável, econômica e ambientalmente consciente da necessidade de interação entre os profissionais envolvidos.

Na medicina integrativa, o paciente é colocado como ator principal no processo, como seu próprio agente de saúde. Ele deixa de receber passivamente o tratamento e passa a participar ativamente da própria saúde, que é também uma responsabilidade individual.

Nesta parceria, a medicina integrativa reúne profissionais de diversas áreas e formações, defendendo que a interdisciplinaridade é essencial para cuidar da pessoa. Para atender à legitimação da crescente demanda dessas práticas, desde 2006 foi implementada pelo SUS a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Ela abrange as áreas de Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, acupuntura (Medicina Chinesa), Medicina Atroposófica, Crenoterapia, Dança Cirucular/Biodança, Terapia Comunitária, Yoga, Massoterapia, oficina de massagem/automassagem, Auriculoterapia, Arteterapia, Meditação, Musicoterapia, Tratamento Naturopático, Tratamento Osteopático, Tratamento Quiroprático e Reiki.

 Medicina Integrativa na Farmácia

Coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Florence, Kallyne Bezerra.

Coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Florence, Kallyne Bezerra.

“As práticas integrativas complementares (PICs) podem ser trabalhadas no SUS e estão inseridas nos componentes curriculares do curso de Farmácia. Dentre as PICs, existe a meditação, a fitoterapia, a acupuntura, o reiki, a yoga e florais.  A farmácia integrativa é uma forma de atuação em que o farmacêutico, devidamente qualificado, pode atuar promovendo terapias integrativas, que sejam capazes de melhorar a qualidade de vida do paciente e da comunidade local”, explicou a coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Florence, Kallyne Bezerra, sobre a importante função da profissão dentro da medicina integrativa.

Medicina Integrativa na Enfermagem

Profa. de Semiologia e Enfermagem em Doenças Tropicais e Atenção Básica 2 do curso de Enfermagem, Márcia Lima.

Profa. de Semiologia e Enfermagem em Doenças Tropicais e Atenção Básica 2 do curso de Enfermagem, Márcia Lima.

De acordo com a professora de Semiologia e Enfermagem em Doenças Tropicais e Atenção Básica 2 do curso de Enfermagem da Faculdade Florence, Márcia Lima, a Enfermagem é capaz de ampliar seu campo de atuação e assumir algumas práticas integrativas e complementares como componentes do cuidado, além do gerenciamento das práticas integrativas, os enfermeiros participam da divulgação das possibilidades terapêuticas e preventivas aos usuários.

A docente acrescenta que “as práticas integrativas são recursos terapêuticos que buscam a prevenção da doença e recuperação da saúde com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. As terapias alternativas estão amparadas pela resolução do Cofen nº 197/97, que estabelece reconhecer as terapias alternativas como especialidade e/ou qualificação do profissional de enfermagem, desde que este conclua e tenha sido aprovado em curso reconhecido por instituição de ensino ou entidade congênere, com carga horária mínima de 360 horas. O enfermeiro, como profissional que mantém maior contato com o usuário no serviço de saúde, tem grande potencial para desenvolver as PICs junto aos mesmos, detectando problemas e desenvolvendo ações assistências”.

Medicina Integrativa na Nutrição

Profa. Sâmara de Lima, responsável pela disciplina de Técnica Dietética Avançada.

Profa. Sâmara de Lima, responsável pela disciplina de Técnica Dietética Avançada.

A nutrição integrativa não entende a doença como base para a prescrição do plano alimentar, mas sim a individualidade e o modo de ser do paciente. 

Segundo a professora Sâmara de Lima, responsável pela disciplina de Técnica Dietética Avançada na graduação de Nutrição da Florence, a nutrição participa da medicina integrativa baseando sua prática e atendimento do paciente para além da utilização de dados que refletem o estado físico do indivíduo. 

“O profissional considera os valores, crenças e a relação das pessoas com o ato de comer utilizando diversos recursos de atendimento. Dessa forma, será possível construir novos hábitos alimentares e proporcionar às pessoas cuidados e bem-estar físico, emocional, social e espiritual”, explicou a professora Sâmara.

Faculdade Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar na Instituição nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Nutrição, terão além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 70%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.

Notícias Relacionadas