Formado na Faculdade Grey’s Anatomy! Com certeza, você já viu alguém fazendo essa brincadeira nas redes sociais. 

É claro, nenhuma série substitui uma faculdade na hora de ensinar o conhecimento de uma profissão. Mas elas podem ajudar a simular um pouco o dia-a-dia de várias profissões, como as da área da Saúde.

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

Quer saber quais são essas séries? Então embarca com a gente e vem! 

10 séries para maratonar sobre saúde

Das mais engraçadas às mais dramáticas, temos várias opções que vão ajudar você a se familiarizar com esse universo tão incrível. Bora lá então?

1. Grey’s Anatomy

Começamos o texto citando essa, então nada mais justo que ser a primeira da lista.

No ar desde 2005, a série conta a história de Meredith Grey (daí o título da produção), uma jovem residente e filha de uma grande médica.

A partir disso, a produção mostra sua saga em encontrar a própria identidade enquanto profissional de Medicina. Claro, tudo isso vem com romance e muuuito drama! 

Grey’s Anatomy está disponível na Amazon Prime Video, no Globoplay e no Star+, streaming da Disney.

2. House

Outra série com muitos fãs pelo mundo é essa, que conta a história do médico com nome homônimo, especialista em infectologia e nefrologia.

Mas, devido à sua personalidade arrogante, se mete em muitas confusões (parece chamada da Sessão da Tarde, mas é real).

Quem quiser assistir House pode acessar a Amazon Prime Video, o Globoplay ou o Claro Video.

3. Chicago Med

Disponível no Globoplay, é muito conhecida por se inspirar em casos reais. Seus episódios são focados no atendimento em pronto-socorro e casos psiquiátricos. 

Por serem demandas complexas, a série mostra como a rotina com os pacientes afeta os médicos na vida privada, assim como seus relacionamentos interpessoais.

4. Sob Pressão

Produção 100% nacional, conta a história de Carolina e Evandro, dois médicos de um hospital do subúrbio carioca e que são obrigados a lidar com a falta de recursos para fazer o seu trabalho. 

Um dos grandes méritos de Sob pressão é justamente não trazer o lado romântico do trabalho em Saúde. A série tem três temporadas no Globoplay e, em 2020, teve dois episódios especiais, voltados exclusivamente para a pandemia do coronavírus. 

5. The Good Doctor

Essa série tem um diferencial, pois aborda a Medicina sob o olhar de um médico com autismo: Shaun Murphy.

Ao mesmo tempo em que é brilhante como profissional, ele tem problemas de relacionamento com seus colegas de trabalho e sofre perseguições por isso. Também disponível no catálogo do Globoplay. 

6. Plantão Médico (E.R)

Esta série já foi extinta, porém, não poderia deixar de ser citada, pois é considerada uma “mãe” das produções atuais que falam sobre a área da saúde.

Focado no fictício County General Hospital, Plantão Médico marcou época por mostrar o dia-a-dia dos profissionais da saúde sem romantização. Abordou temas polêmicos, como doenças contagiosas que deveriam estar erradicadas, ataques a hospitais, entre outros. 

Disponível na HBO Max. 

7. Nurse Jackie

Temos a história de Jackie, uma enfermeira que precisa lidar com vários desafios em seu trabalho, como a má vontade de alguns médicos de sua equipe. 

Tudo isso é tratado com muito bom-humor, apesar de conflitos dramáticos. Com sete temporadas, está no catálogo do Globoplay. 

8. Private Practice

Série derivada, ou spin-off de Grey’s Anatomy, conta o enredo da médica Addison Montgomery e suas experiências no hospital onde trabalha. 

É interessante, pois aborda especialidades não tradicionais da Medicina, como Sexologia e Homeopatia. Pode ser assistida no Star+.

9. Nip/Tuck

Esta série mostra a Medicina com ênfase na cirurgia plástica, com o propósito de criticar a busca exagerada das pessoas pela beleza eterna. 

Disponível no Globoplay (seis temporadas) e no Prime Video (uma temporada). 

10. Code Black 

Assim como a já citada Sob Pressão, esta produção tem o propósito de mostrar o dia-a-dia de profissionais de saúde sem um viés romântico.

Aliás, o nome da série, uma tradução livre para Código Negro, faz alusão a um termo usado para se referir a hospitais com superlotação. Apesar do sucesso, não se encontra em nenhum catálogo de streaming no Brasil. 

A importância dos profissionais de saúde 

Nunca foi tão essencial o trabalho dos nossos guerreiros da saúde. Afinal, com a covid-19, muitos deles foram obrigados a lidar com hospitais superlotados, morte de pacientes, falta de insumos, entre outros desafios.

Baseado nisso, bora falar um pouco mais sobre a importância de outras profissões da área da saúde, para além dos médicos.

Biomedicina

O biomédico é o responsável por pesquisar a cura de várias doenças que afligem a sociedade. Por isso, a área de atuação deste profissional é ampla. 

Enfermagem

A pessoa formada em Enfermagem pode trabalhar em várias frentes de um hospital. Desde o cuidado direto com os pacientes até chefiar equipes multidisciplinares. 

Estética e Cosmética

A pessoa deste setor pode atuar em procedimentos ligados à autoestima das pessoas e desenvolver produtos para a aparência dos consumidores. 

Farmácia

Quem se forma em Farmácia pode trabalhar na fabricação de medicamentos, assim como análises clínicas, funções essenciais para ajudar pessoas que têm alguma doença. 

Fisioterapia

A Fisioterapia é a área responsável por tratar e prevenir problemas relacionados aos movimentos do corpo e das articulações. A pessoa fisioterapeuta pode atuar com públicos de todas as idades. 

Nutrição

Com conhecimentos em saúde e bem-estar, a pessoa nutróloga ou técnica em Nutrição é responsável por promover qualidade de vida por meio de uma alimentação correta e saudável. 

Odontologia

O dentista atua na prevenção e no tratamento de diversos problemas da saúde bucal. Procedimentos como implantes e próteses também fazem parte da rotina deste profissional. 

Já escolheu as suas séries para maratonar? 

E aí, ficou com vontade de assistir alguma dessas séries que citamos? Espero que sim!

Se quiser entender mais sobre a área, você também pode baixar o nosso infográfico “Guia do profissional de saúde”. Ele é repleto de dicas e vai te iluminar rumo à escolha profissional! O conteúdo é gratuito e você pode acessá-lo agora mesmo

Compartilhe: