64ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC

Graduação | 26/12/2011

Já estão abertas as inscrições para a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 22 a 27 de julho de 2012, no Campus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.

Para se inscrever, basta clicar aqui e garantir a sua vaga no maior evento científico do Brasil, que, em 2012, traz mais ações que favorecem a acessibilidade e a sustentabilidade, a começar pelo site da Reunião que foi programado para ser 100% compatível com programas que auxiliam deficientes visuais a acessar seu conteúdo; e também pela diminuição drástica do uso de papel impresso.

Como nos anos anteriores, o evento conta com centenas de atividades, entre conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros e sessões especiais, das quais participam cientistas renomados de todo o País para discutir políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação, educação, saúde e meio ambiente, além de difundir o conhecimento científico nas mais diversas áreas. Boa parte das atividades versa sobre o tema central do evento: “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”.

Durante o evento, será realizada diariamente uma sessão de pôster para apresentação de trabalhos científicos, de técnicas ou de experiências de ensino e aprendizagem. Vão ser oferecidos ainda dezenas de minicursos, cujos temas são de interesse tanto de universitários e pesquisadores como de professores da Educação Básico.

Conheça detalhes da programação da SBPC em 2012

Alguns dos principais avanços em 2012 são as ações de acessibilidade e sustentabilidade.

A ExpoT&C, uma das maiores mostras de ciência, tecnologia e inovação, também integra a programação da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 22 a 27 de julho de 2012, no Campus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. Mais de uma centena de expositores, como universidades, institutos de pesquisa e agências de fomento, vão estar reunidos para apresentar ao público novas tecnologias, produtos e serviços.

Outro ponto alto do evento é a programação voltada especialmente para estudantes da Educação Básica, com oficinas, exposições, palestras e outras atividades que estimulem o interesse pela ciência. Tudo isso permeado por apresentações artísticas e culturais da região, que vão ocorrer ao longo de todo o evento.

A Reunião Anual da SBPC é aberta ao público gratuitamente. Qualquer pessoa pode participar, sem inscrição prévia, da maioria das atividades. A inscrição e o pagamento de taxa são necessários apenas para aqueles que pretendem apresentar trabalhos científicos, que queiram participar de um dos minicursos ou receber a programação impressa. Veja todas as regras no site do evento em http://www.sbpcnet.org.br/saoluis/inscricao

Inclusão e mais verde

Dois dos principais avanços da Reunião em 2012 são as ações de acessibilidade e sustentabilidade. O crachá foi abolido e vai ser entregue apenas para a equipe envolvida no evento e nos casos em que a identificação imediata é necessária.Os livros com informações sobre as atividades, como a programação científica, cultural, a ExpoT&C, mapas de localização e guias de serviços, vão estar concentrados em um único volume, fornecendo somente informações essenciais.

Ao se inscrever na Reunião pelo site do eventohttp://www.sbpcnet.org.br/saoluis/home/,pessoas com algum tipo de deficiência podem solicitar, com antecedência, auxílio conforme suas necessidades. As comunidades tradicionais também estão sendo chamadas para participar, de forma a inseri-las em debates de assuntos de seu interesse.“A SBPC, sempre empreendendo ações para promover o progresso da educação e da ciência e, consequentemente, da sociedade brasileira, não poderia estar fora desse movimento pelo direito de todos ao acesso seja ao que for, onde, como e porque for”, enfatiza.

Inscrição COM resumo

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS NORMAS PARA ENVIO DO RESUMO

Categorias e Taxas do 2º Prazo (com resumo): 14/02/12 a 02/04/12:

Categoria 1:
Estudante do Ensino Superior
Professor da Educação Básica e/ou Profissionalizante
Sócio da SBPC que também é Sócio de Sociedade Associada
R$ 40,00 – Sócio quite da SBPC
R$ 80,00 – Não Sócio
R$ 90,00 – Sócio Novo da SBPC (R$ 60,00 anuidade + R$ 30,00 inscrição)

Categoria 2:
Professor do Ensino Superior