Que a saúde é parte fundamental das nossas vidas, todos já sabemos. O que talvez nem todos saibam é que existe um dia no ano dedicado só para falar do assunto e dar dicas de como ter mais qualidade de vida.

Mas e aí, que data é essa? De onde ela surgiu? Cola com a gente, pois vamos falar tudo sobre o Dia Mundial da Saúde! 

Tipos de cursos de Enfermagem para você fazer 

Curso técnico ou graduação: qual escolher? Conheça cada um deles em detalhes com este infográfico.

O que é o Dia Mundial da Saúde?

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar de si mesmo, para atingir uma vida mais saudável. 

A cada ano, a data é usada para discutir um tema específico. Em 2021, por exemplo, o assunto escolhido foi “Construindo um mundo mais justo e saudável”. 

Origem do Dia Mundial da Saúde 

A ideia de separar mundialmente um dia para a saúde no ano foi da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, mas a comemoração oficial se iniciou em 1950. 

Vale ressaltar que além do Dia Mundial de Saúde, é comemorado também o Dia Nacional da Saúde (5 de agosto) e o Dia da Saúde e Nutrição (31 de março). 

O Dia Nacional de Saúde tem essa data em homenagem ao sanitarista Oswaldo Cruz. E, assim como no caso internacional, também visa conscientizar a população da importância de manter a saúde em dia

A importância dos profissionais de saúde atualmente

De acordo com a OMS, a saúde se define por “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Algo que nunca foi tão importante como agora, em um contexto de pandemia no qual justamente faltou… saúde! Não é demais destacar que os profissionais de saúde foram verdadeiros heróis ao se manterem na linha de frente dos hospitais enquanto não havia vacinas contra a covid-19.

Isso custou e tem custado caro a esses profissionais. Dados da Fiocruz dão conta que metade deles que foram entrevistados afirmaram ter trabalhado excessivamente no chamado “auge da pandemia”, o que lhes trouxe consequências emocionais.

No caso, quase 16% alegaram ter dificuldade para dormir, 11% possuem quadros de estresse e crises nervosas e quase 12% têm incapacidade de relaxar. 

Já deu para perceber como esses profissionais são fundamentais, não é mesmo? Por isso, vamos mostrar algumas profissões da área para que você possa entender como esses profissionais promovem bem-estar social por meio de seu trabalho. 

Biomedicina

O profissional de Biomedicina é preparado para atividades que envolvam apoio diagnóstico e pode atuar em diversas áreas da saúde, como:

  • parasitologia;
  • microbiologia;
  • imunologia;
  • saúde pública;
  • acupuntura;
  • genética;
  • entre outros. 

O biomédico é responsável por pesquisar as causas e a cura de diversas doenças que afetam as pessoas, o que justifica a ampla área de atuação. 

Enfermagem

A pessoa formada em Enfermagem é aquela que cuida dos pacientes de um hospital. No entanto, engana-se quem pensa que o trabalho dela só se limita a isso.

Além dos tradicionais cuidados, esse profissional é responsável por administrar medicamentos que serão dados a quem está internado. Por isso, pode assumir cargos de gestão de equipes hospitalares, com atividades que vão desde organização de reuniões a passagens de plantão.

Outra área de atuação é em procedimentos cirúrgicos, preparando o paciente, o local da operação, assim como prestar assistência no pré e no pós-operatório.

Quem deseja seguir nessa carreira pode tanto fazer a graduação em Enfermagem quanto um curso técnico na área.

Estética e Cosmética

O esteticista é o profissional que cuida da beleza e bem-estar das pessoas, enquanto a cosmetologia estuda e desenvolve cosméticos.

No caso do curso, que junta ambas as competências, o foco é formar esteticistas aptos a executar procedimentos estéticos de várias naturezas, como facial e capilar, enquanto podem participar de estudos científicos para desenvolver tecnologias na área de procedimentos estéticos inovadores. 

Por isso, uma graduação com este curso será prática, com laboratórios onde os alunos poderão começar a exercer a prática profissional. 

Farmácia

O farmacêutico é aquele que trabalha no ramo de fármacos, medicamentos, cosméticos, faz análises clínicas, entre outros procedimentos. 

O profissional se especializa em examinar e testar substâncias para medicamentos, identificar possíveis reações no organismo, prestar orientação farmacológica, evitar infecções hospitalares, e assim por diante. 

Fisioterapia

Quem se formar em Fisioterapia, será responsável pela prevenção, tratamento e cuidado dos diversos problemas de movimentos do corpo e articulações que as pessoas podem ter.

O fisioterapeuta será responsável por passar terapias manuais, exercícios e utilização de aparelhos como laser e ultrassom para tratamento dos distúrbios do corpo e reabilitação do organismo.  

Nutrição

O nutricionista será o responsável pela prevenção, promoção e recuperação da saúde humana, por meio dos conhecimentos em nutrição e alimentação

O campo de trabalho é amplo e vai desde prescrição de dietas para pacientes, elaborar a dieta de refeitórios em empresas, elaborar programas de suplementação alimentar, averiguar a qualidade dos alimentos em diversos locais, montar dietas especiais para atletas, entre outras atividades. 

Odontologia

O dentista atua na prevenção e no tratamento de diversos problemas relacionados à saúde dos dentes, boca e da face.

O leque aqui também é muito amplo: dos procedimentos mais tradicionais, como implantes e aparelhos, até os mais modernos, como estética dentária e harmonização. Neste post temos mais detalhes sobre as áreas da profissão. 

Como faço para me tornar um profissional da Saúde?

Agora que você já aprendeu tudo sobre o Dia Mundial da Saúde, ficou com uma pulguinha atrás da orelha e quer trabalhar na área? Se sim, você pode se perguntar: por onde começar? 

Por ser uma área rica, mas também complexa, é claro que o estudo e a especialização tornam-se essenciais para quem ser do setor. Afinal, estamos lidando com vidas em procedimentos que exigem cautela e responsabilidade. Erros podem custar caro!

E se você já tem certeza de que deseja seguir na área da Saúde, a Faculdade Florence oferece todos os cursos citados. Quem sabe você não se torna um de nossos alunos?

Quer se aprofundar na área? Então, leia o nosso infográfico “Guia do profissional de saúde”. Nele, você encontra dicas e descrições mais detalhadas sobre as profissões que compõem essa área tão maravilhosa.

Compartilhe: