A Pós-Graduação no Contexto Atual: uma exigência do mercado de trabalho

Pós-Graduação | 19/12/2012

Mudanças no mercado de trabalho e no mercado produtor fizeram proliferar um novo perfil de profissionais, com peculiares adaptadas à moderna Sociedade da Informação. Nesse contexto a educação continuada tornou-se o caminho ideal para se manter no mercado de trabalho. Sendo assim, um número cada vez maior de pessoas está voltando para a academia em busca de capacitação e especialização profissional.

A Pós-Graduação é voltada para a especialização, mais direcionada à área profissional, de mercado, com caráter de Educação continuada. Esses cursos de Pós-Graduação são uma modalidade mais voltada às expectativas de aprimoramento acadêmico e profissional, com duração máxima de dois anos. O conhecimento está se renovando muito rapidamente, devido à globalização trazida pela Tecnologia de Comunicação e Informação e para se conservar no mercado de trabalho o individuo procura cada vez mais, os cursos de Pós-graduação.

Na hora de escolher a Pós-Graduação ideal, não se deve levar em conta o custo financeiro ou a qualidade de ensino. Mas, analisar o benefício temporal e intelectual desse investimento. A meta não é o diploma e sim, o aperfeiçoamento do curso, pois os alunos que absorvem o conhecimento transmitido com seriedade e comprometimento, com certeza, serão inseridos no mercado de trabalho.

A construção do conhecimento é um processo de renovação constante, pois se tratando de mercado de trabalho, os cursos de Pós-Graduação, dão aos profissionais mais possibilidades no momento da competição que existe. E preciso ressaltar que um profissional bem preparado não é aquele que coleciona certificado, mas que equilibra formação, experiência e maturidade.

Devido ao avanço das novas tecnologias e as grandes e médias empresas requisitam um profissional mais capacitado, com raciocínio rápido e seguro no seu potencial. No mundo marcado pela velocidade da informação e desenvolvimento da tecnologia é preciso estar constantemente se atualizando com o Mundo. O curso de Pós-Graduação oferece ao profissional, ferramentas para que ele possa identificar a importância da vantagem competitiva do seu próprio empreendimento.

Sabe-se que o ensino transmite o conhecimento e os projetos de extensão o aplicam, é através da pesquisa que o conhecimento é gerado. Logo se, antes ser graduado era garantia de um bom emprego, hoje um diploma universitário é um pré-requisito considerado, em alguns casos, insuficiente, para se chegar à posição no emprego que unam status e boa remuneração.

Um dos aspectos que têm contribuído para o crescimento da procura pela pós-graduação é a necessidade de atualização. Fenômeno relacionado a um maior nível de profissionalização do mercado. O crescimento da pós-graduação realimentou a discussão sobre outro item: o financiamento. Nas instituições privadas, permanece a reivindicação por uma ajuda maior do poder público, uma vez que, só com as mensalidades não haveria condições

Nos últimos anos a Pós-Graduação cresceu muito no país, devido à exigência do mercado de trabalho e com isso, torna-se cada vez mais comum às próprias empresas custearem cursos para seus funcionários estimulando a auto-estima e aumentando a capacidade competitiva.

Os cursos de especialização (Pós-graduação; mestrado e MBA) forma profissionais aptos a atuarem no campo profissional, incrementando a produção de bens e serviços, atendendo as exigências do mercado, dentro de um contexto atual da globalização com as demandas das novas tecnologias, enfrentando uma nova estruturação do mundo. A Pós-Graduação (lato sensu) é voltada para a especialização, mais direcionada à área profissional, de mercado, com caráter de Educação continuada. Alguns desses cursos são especializações (Pós-Graduação lato sensu), outros são simples cursos de aperfeiçoamento.

A construção do conhecimento é um processo de renovação constante, pois se tratando de mercado de trabalho, os cursos de Pós-Graduação, dão aos profissionais mais possibilidades no momento da competição que existe e não pode ser deixado de lado. Devido ao avanço das novas tecnologias e as exigências do mercado, o estudo não se encerra com o certificado de graduação. A Pós-Graduação é um diferencial que possibilita galgar melhores posições na empresa onde esteja atuando. Um dos aspectos que têm contribuído para o crescimento da procura pela pós-graduação é a necessidade de atualização. Fenômeno relacionado a um maior nível de profissionalização do mercado.

Portanto, buscar o conhecimento na sua grandeza de descobertas, aprimorando o intelecto, tornando-se um sujeito mais ativo e competitivo, dinâmico e criativo para estar sempre apto a atender as exigências do mercado de trabalho impostas pela globalização, no contexto atual é uma maneira de se manter sempre produtivo, conquistando seu espaço na empresa com segurança e liderança.

Fonte: http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_23229/artigo_sobre_a_pos-graduacao_no_contexto_atual:_uma_exigencia_do_mercado_de_trabalho