Integrantes do Comitê de Ética do Instituto Florence participam de Capacitação

Sem categoria | 17/04/2019

O Instituto Florence de Ensino Superior, por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão (Conex), realizou uma capacitação para os integrantes do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

O Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Florence de Ensino Superior, denominado CEP-FLORENCE, foi aprovado em fevereiro de 2019, e instituído pela Resolução n. 003 de 05 de setembro de 2018, do CONSUP desta Instituição de Ensino, de acordo com o que determina a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (CNS/MS) e as normas vigentes complementares, bem como a Norma Operacional n. 001/2013, no que diz respeito aos aspectos éticos das pesquisas envolvendo seres humano. É uma instância colegiada de natureza consultiva, deliberativa, normativa, educativa e independente, vinculada à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e independente, de relevância pública, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

O CEP-FLORENCE tem como objetivo identificar, analisar e avaliar as implicações éticas nas pesquisas científicas que envolvem seres humanos direta ou indiretamente, visando à observância das normas éticas na defesa dos direitos dos envolvidos na pesquisa, que são os participantes, pesquisadores e instituições, individual ou coletivamente considerado.

A missão do CEP é salvaguardar os direitos e a dignidade dos participantes da pesquisa. Além disso, o CEP contribui para a qualidade dos trabalhos científicos ao avaliar a adequação da proposta da pesquisa, dos materiais e métodos, da abrangência das referências bibliográficas, para a discussão de conhecimento no desenvolvimento institucional e social da comunidade e para a valorização do pesquisador ao ter sua pesquisa reconhecida do ponto de vista ético e científico.

O evento aconteceu na última segunda-feira (15), abordando o tema: “Desenvolver a Pesquisa com Padrões Éticos é a Base da Educação de Qualidade”, com a participação do Prof. Dr. Rudys Rodolfo de Jesus Tavarez, além da capacitação, que foi realizada pela Profa. Dra. Ana Maria Aranha Magalhães Costa, para os integrantes do comitê e professores da instituição.

Durante a capacitação a professora abordou aspectos relevantes, tais como: Análise Ética de Projetos Submetidos à Plataforma Brasil; Ética; Resoluções e Normas para Pesquisa com Seres Humanos no Brasil; Diretrizes sobre Atribuições do Sistema CEP/CONEP; Diretrizes para Análise de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos e TCLE (Termo de Conhecimento Livre e Esclarecido).

A coordenadora da Conex, Profa. Dra. Anali Linhares, comenta sobre a importância e os resultados obtidos nesta capacitação. “A importância do CEP é evidente, pois irá proporcionar a realização de pesquisas que contribuam com o aumento do conhecimento científico da humanidade dentro de padrões éticos cada vez mais elevados, ou seja, respeitando cada vez mais o direito à vida em todas as suas formas e a integridade biopsicossocial do ser humano, enquanto ser complexo que pensa, age e interage com o ambiente em que o cerca e que, por este motivo, deve atuar de forma ética e responsável em todas as suas relações, sejam elas com outros seres humanos ou com o meio ambiente. E os resultados passam pelos conhecimentos adquiridos no treinamento dos membros do CEP para que estes possam emitirem  pareceres embasados nas resoluções vigentes”.