Instituto Florence tem projetos aprovados na FAPEMA

Graduação | 29/08/2014

O Instituto Florence do Ensino Superior comemora a aprovação de projetos de iniciação cientifica com a participação de professores e alunos da faculdade na Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão – FAPEMA. Os projetos aprovados são referentes ao Edital de Bolsas de Iniciação Científica para Instituições de Ensino Superior Privadas e um projeto aprovado no Edital de Bolsa de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico, no qual são criados produtos inovadores.

Os editais em linhas gerais objetivam estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação no processo de investigação científica e inovação, como forma de contribuir para formação de profissionais qualificados na Instituição. Os trabalhos das pesquisas devem ser iniciados no mês de setembro.

A Coordenadora de Pesquisa e Extensão do Florence, professora pós-doutora Anali Linhares, avalia o resultado positivo como parte do incentivo constante a realização de pesquisa na Instituição. “A aprovação dos projetos é um reconhecimento ao Instituto Florence como instituição de ensino privada que tem foco na pesquisa. Estamos contentes com mais esse avanço, pois observamos com bons olhos esse crescimento tanto em quantidade como em qualidade, além da intensa participação dos pesquisadores da instituição. Parabéns a todos!”, finaliza.

Os projetos aprovados foram:

1. Padronização de Extratos de Tagetes erecta L. para o Desenvolvimento de Produtos Fitoterápicos, coordenado pelo Professor Me. Luciano Mamede de Freitas Junior com a participação dos acadêmicos, Gilmara Durans Moreira e José Ricardo Meneses Sousa, ambos do Curso de Farmácia. O Objetivo do Projeto é desenvolver metodologia analítica para a padronização dos extratos de Tagetes erecta L. empregando ensaios químicos e farmacológicos (antiinflamatórios) visando o desenvolvimento de tecnologia farmacêutica que possa contribuir para obtenção de fitoterápico inovador a base da espécie.

2. Efeito da aplicação de uma camada hidrofóbica com biovidro de niobofosfato sobre um sistema de adesivo universal, coordenado pela Professora. Me. Karina Gama Kato Carneiro, com a participação do acadêmico do Curso de Odontologia, Tom Jones da Silva. O objetivo desse projeto é avaliar os efeitos da aplicação da camada de adesiva hidrofóbica extra, associada ou não ao biovidro de niobofosfato, por meio da resistência de união em solução tampão, por 3 meses, em um sistema de união universal. Em outras palavras, estudar a qualidade da resistência das restaurações dentárias que utilizam o biovidro de niobofosfato.

3. Resistência a fratura e força de adesão de pinos de fibra de vidro anatomizados com resina composta tratada termicamente. O projeto é coordenado pela Professora Dra. Letícia Machado Gonçalves, com a participação dos acadêmicos do Curso de Odontologia, Fernanda Melo dos Santos, Davidson Pires, Uruguacy Matos Silva Jr., e co-orientação do professor Dr. Breno Mont’Alverne. O propósito é verificar se a utilização de pinos atomizados proporciona maior resistência e adesão ao conduto dos dentes tratados endodonticamente, quando comparado aos pinos convencionais.

4. Desenvolvimento de resina acrílica quimicamente modificada: incorporação de fluconazol e seus efeitos nos biofilmes de cândida albicans. O projeto é coordenado pela Professora Dra. Letícia Machado Gonçalves, com a participação do acadêmico Caio Cesar de Siqueira Castro e co-orientação do professor Dr. Breno Mont’Alverne. O objetivo é avaliar se a incorporação de fluconazol em uma resina acrílica modificada quimicamente tem eficácia no combate a candidose em pacientes que utilizam próteses, através da reprodução in vitro. O diferencial desse projeto é a investigação de produtos de inovação, nesse caso a modificação da resina.