Núcleo de Estudos sobre Direitos Culturais Internacional inicia as atividades.

Núcleo de Estudos sobre Direitos Culturais Internacional inicia as atividades.

São Luís, capital do Maranhão, completa 402 anos de existência marcados pela cultura. A cidade...
Graduação | 04/09/2014
Compartilhe :

São Luís, capital do Maranhão, completa 402 anos de existência marcados pela cultura. A cidade é um repositório natural do patrimônio artístico e cultural do Maranhão e, por isso, a necessidade de estabelecer mecanismos de proteção a esse acervo, incentivando ao produção de conhecimento e conservação da memória da cultura local.

Nessa oportunidade, a Coordenadoria do Curso de Direito do Instituto Florence de Ensino Superior iniciou as atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais e Internacional de Transformação, com caráter de promoção do conhecimento e intervenção na sociedade, sob a coordenação do Professor Carlos Venâncio Santos, Mestre em Direito Internacional. Participam também do Núcleo de Estudo os acadêmicos Aron Brito, Nairo Janio Lima, Samyra Gomes, Tatiana Nogueira e Torquata Silva.

Para o Prof. Carlos Venâncio o Direito exerce um papel fundamental na proteção ao patrimônio histórico de um povo, assim como incentiva o desenvolvimento da cultura através da legislação que dá suporte e legitimidade. “Contudo, ao analisarmos as áreas de estudo dentro do Direito, observamos que havia pouco referencial sobre essa temática, além de ser inexistente a sistematização de dados dessas informações, por isso o diferencial desse Núcleo de Estudo”, discorre o professor sobre a importância do mesmo.

Como objetivos, o Núcleo visa fazer levantamento da legislação existente sobre a proteção e efetivação dos direitos culturais e patrimoniais; mapeamento dos instrumentos de preservação do patrimônio cultural da cidade de São Luís; produzir estudos sobre a economia da cultura e do marketing cultural da capital, além da criação de um acervo de pesquisa on-line para a sociedade.

E como propostas de intervenção social, o Núcleo se propõe a prestar assessoramento jurídico para os movimentos culturais a fim de auxiliar a correta captação de recursos para incentivar a preservação dos mesmos, construção de acervo de pesquisa sobre direitos culturais, além de realizar cooperação técnica com grupos nacionais e internacionais sobre a temática.

Para os alunos que tiverem interesse em acompanhar as discussões do grupo, as reuniões acontecem a cada quinze dias, sempre às quintas-feiras, a partir das 16h, no Instituto Florence de Ensino Superior – Unidade Centro.

Notícias Relacionadas