Coordenadoras de Odontologia participam de Encontro de Saúde Bucal

Coordenadoras de Odontologia participam de Encontro de Saúde Bucal

As coordenadoras do Curso de Odontologia do Instituto Florence de Ensino Superior, professoras...
Notícias Gerais | 30/06/2015
Compartilhe :
coords odt

Professoras Karime Tavares e Francilena Campos com o Coordenador do Deparamento de Atenção à Saúde Bucal (DASB) do Maranhão, Dr. Alberto Allan Rodrigues Patrício.

As coordenadoras do Curso de Odontologia do Instituto Florence de Ensino Superior, professoras mestras Francilena Dias e Karime Tavares, representaram a instituição no Encontro Anual dos Coordenadores Municipais de Saúde Bucal, realizado na ultima quinta-feira (25), pelo Governo do Maranhão, por meio do Departamento de Atenção à Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O encontro debateu temáticas como Saúde Bucal no Brasil e no Maranhão, o papel da Odontologia na prevenção de doenças em gestantes e lactantes, os Programas de Saúde da Família (PSF), Saúde na Escola (PSE), e Brasil Sorridente como instrumentos de melhoria nos indicadores de saúde.

Com o slogan: ‘Relatar experiências e capacitar ações na busca de um modelo resolutivo’, o encontro reuniu propostas para resolver questões que apontam para a desigualdade relacionada ao acesso a serviços odontológicos, e a gravidade e precocidade da perda dentária no estado. Na oportunidade, a professora Francilena Dias, que também representou o Município de São Luís, proferiu a palestra “Ações e Serviços de Saúde Bucal de São Luís”.

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, participou do encontro e ressaltou o compromisso do governo com uma gestão em busca de resultados. “O que vai mudar a realidade da saúde no Maranhão é a qualidade da atenção primária, quando reforçaremos, também, o trabalho dos odontólogos nessa área, pois a saúde bucal passa por todas as condições clínicas. Desde o início, o governo está interessado na qualificação desses profissionais para começar a reverter anos de desassistência e déficit de investimentos na saúde bucal dos maranhenses. Temos que mudar esse cenário crescente de pessoas que perdem a maioria de seus dentes precocemente”, afirmou o secretário.

Uma Política Nacional de Saúde Bucal é o Brasil Sorridente, lançado para garantir a ampliação do acesso e qualificação da atenção dentro dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das estratégias desta política é o incentivo ao funcionamento dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), criados em todas as regiões, de acordo com os planos municipais e regionais de saúde de cada estado.

Fonte: Ascom da SES, com acréscimos da Ascom-Florence.

Notícias Relacionadas