27 de outubro: Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra

Data lembra importância da promoção da equidade nos serviços de saúde
Datas Comemorativas | 27/10/2020

As desigualdades étnico-raciais e o racismo são questões que, por mais chocantes que possam parecer, seguem determinantes em diversas instâncias sociais, dentre elas a saúde. Para exemplificar essa questão, conforme o Atlas da Violência e o Ministério da Saúde, morrem mais negros devido à violência (75,7% das vítimas de homicídios são negras); devido às mortes no parto (55% das mortes maternas são de negras entre 15 e 29 anos de idade); e os negros ainda representam, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 70% dos pobres do Brasil.

Para lembrar da importância de promover equidade nos diversos sentidos e, em especial, no acesso à saúde, o dia 27 de outubro foi escolhido como o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. A data foi celebrada pela primeira vez no ano de 2006 e foi instituída com o objetivo de chamar a atenção para o fato de que as desigualdades étnico-raciais e o racismo seguem como determinantes sociais, também, das condições de saúde.

Especificidades da população negra

Segundo informações do Ministério da Saúde, algumas doenças genéticas ou hereditárias são mais comuns da população negra e exigem um acompanhamento diferenciado, como Diabete melito (tipo II), hipertensão arterial, miomas, deficiência de glicose 6 fosfato desidrogenas, além da anemia falciforme, que pode ser encontrada em frequências que variam de 2% a 6% na população brasileira em geral, e de 6% a 10% na população negra.

Política nacional de saúde integral da população negra

No Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, instituída pela Portaria nº 992 de 13 de maio de 2009, visa garantir a equidade e a efetivação do direito à saúde de negras e negros. Tendo como marca o reconhecimento do racismo como determinante social das condições de saúde, a Política estabelece objetivos, diretrizes, estratégias e responsabilidades da gestão em todas as esferas, com vistas à promoção da equidade em saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, o racismo afeta a saúde, influenciando a ocorrência de problemas de saúde e potencializa seus fatores de risco, sendo reconhecido pelo Ministério da Saúde como Determinante Social das Condições de Saúde.

A Florence acredita que o racismo precisa ser combatido diariamente, por isso estimula e incentiva a equidade racial em sua comunidade acadêmica, nos mais diversos aspectos.

Estude na Florence em 2021!

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre 10 cursos disponíveis: Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.