Professora da Florence lembra da importância de cuidar dos dentes

Dia Mundial da Saúde Bucal é comemorado anualmente no dia 20 de março
Odontologia | 20/03/2022

No dia 20 de março comemora-se o Dia Mundial da Saúde Bucal. Uma data importante para relembrar a importância dos cuidados adequados com a saúde bucal desde a primeira infância, antes mesmo do nascimento do bebê.

Muito mais que apenas o fator estético relacionado ao sorriso, a saúde bucal é composta por diversos fatores, como a capacidade de falar, mastigar, engolir, sorrir, cheirar, saborear, tocar e transmitir uma série de emoções por meio de expressões faciais. Dar a devida importância à saúde bucal é uma tarefa diária e que previne uma série de doenças, que vão muito além da cavidade oral.

Karla Janilee

Karla Janilee, odontóloga e professora do curso de odontologia da Faculdade Florence, destaca a importância de manter a sua saúde bucal em dia.“A boca realiza diversas funções importantes que refletem na saúde de todo o nosso corpo, por isso é tão fundamental cuidarmos da nossa cavidade bucal, principalmente pelo fato da mesma ser uma das portas de entrada do organismo e interferir de forma direta na nossa qualidade de vida”, disserta a Cirurgiã-Dentista.

A docente ressalta ainda que as principais formas de manter a saúde bucal em dia é mantendo os cuidados de higiene bucal como escovação, uso do fio dental, alimentação saudável e visitas periódicas ao dentista.

Principais doenças bucais

As doenças bucais afetam tanto os dentes quanto a gengiva e outras mucosas da boca. Elas exigem atenção porque seu quadro evolui e desencadeia problemas ainda maiores. A professora Karla Janliee menciona os principais problemas enfrentados pela população. “Cárie, doença que pode comprometer a integridade dos dentes e causar até mesmo sua perda; Doença periodontal ou mais comumente conhecida como “problemas gengivais” que afetam os tecidos que sustentam e protegem os dentes; Halitose, alteração do hálito que o torna desagradável, em muitas situações está fortemente associada a comprometimentos sistêmicas”, cita.

Práticas para evitar doenças bucais

Mais fácil do que tratar as doenças bucais é evitá-las! Algumas atitudes muito simples vão fazer com que a chance de aparecer algum problema seja muito menor.

Visitar o dentista frequentemente

A melhor forma de evitar qualquer problema em relação à sua saúde bucal é fazendo visitas frequentes ao dentista. Além de fazer os tratamentos necessários, ele te mostrará o que pode ser melhorado em sua higiene bucal e te passar orientações sobre o que deve ser feito.

Escovar os dentes regularmente

Professora Karla Janliee menciona que algumas doenças são causadas pela falta ou pela má higiene bucal. Por isso, escovar os dentes pelo menos ao acordar, após o almoço e antes de dormir é imprescindível.

Ter uma boa alimentação

Uma boa alimentação pode ajudar a evitar qualquer tipo de doença, inclusive as bucais. Além de evitar o consumo exagerado de açúcar, é preciso consumir todos os nutrientes necessários para se ter dentes saudáveis e para um bom funcionamento de todo o organismo.

Florence contribui para a saúde bucal

De acordo com a docente Karla Janilee o curso de odontologia da Faculdade Florence auxilia na prevenção da saúde bucal da população ludovicense. “O curso oferece a comunidade inúmeros tratamentos odontológicos em várias complexidades de abordagem, o que possibilita a população ter acesso desde procedimentos básicos até especializados. Além de possuir um corpo docente exatamente qualificado e  discentes comprometidos com a qualidade de vida dos maranhenses”, conta.

Na Clínica-Escola de Odontologia da Instituição, milhares de sorrisos são transformados todos os anos. Na clínica, a população ludovicense tem acesso a diversos serviços odontológicos. Os atendimentos são realizados pelos estudantes da Instituição, que podem vivenciar na prática a área de atuação, sob a orientação de renomados professores.

No local, são oferecidos serviços de triagem, restaurações, endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengiva e limpeza), cirurgias, próteses, atendimento a crianças e a pacientes com necessidades especiais.