B

Curso de Biomedicina realiza aula inaugural do Centro Acadêmico de Biomedicina Dra. Jaqueline de Jesus

Presencial
Inscrição: Inscrição Online
Biomedicina
Compartilhe :
Sobre o evento

O curso de Biomedicina da Faculdade Florence promoverá uma aula inaugural sobre atuações do profissional biomédico no mercado de trabalho, que será realizada no dia 25 de outubro, no auditório da Instituição.

A aula terá como palestrantes o biomédico, Dr. Márcio Anderson Sousa Nunes, falando sobre perspectivas futuras de um profissional de ponta; a biomédica,  Queren Hapuque Sousa da Silva, que vai falar do início de carreira na Biomedicina Estética e o mercado de trabalho em São Luís e, por fim, o evento irá contar com a presença da biomédica, Milena Belém Leitão Mendonça, falando sobre a Biomedicina na alta complexidade. 

Homenagem

O nome do Centro Acadêmico é uma homenagem à Dra. Jaqueline Goes de Jesus que, em meio à pandemia da Covid-19, se destacou por estar na linha de frente do combate ao coronavírus e ao dar contribuições significativas ao avanço do conhecimento em seu campo de trabalho.

Nascida na Bahia, área coberta pelo CRBM2, Jaqueline Goes de Jesus, 31 anos, é uma biomédica e pesquisadora. Ela distinguiu-se por ser uma, entre muitas mulheres cientistas, que fizeram parte da equipe responsável pela sequenciação do primeiro genoma do vírus SARS-CoV-2 apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil.

A baiana é graduada em Biomedicina e doutora em Patologia Humana e experimental pela Universidade Federal da Bahia UFBA em associação com a Fiocruz. Em 2018, Jaqueline estava em Birmigham nem um estágio no qual desenvolveu e aprimorou protocolos de sequenciamento de genomas completos pela tecnologia de nanoporos do vírus Zika, além de protocolos para sequenciamento direto do RNA que teve consequência em seu trabalho com o Sars-CoV-2.

O trabalho desenvolvido pela equipe na qual Jaqueline estava, permitiu diferenciar o vírus que infectou o paciente brasileiro do genoma identificado em Wuhan, o epicentro da epidemia na China. As amostras revelaram que este caso estava mais próximo de versões do coronavírus observadas na Alemanha.

A pesquisadora baiana recebeu vários prêmios e foi homenageada em diversas ocasiões pelo trabalho desenvolvido na luta contra o coronavírus. Jaqueline integra ainda, o Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, diagnóstico, Genoma e Epidemiologia de Arbovírus, um projeto de monitoração de epidemias com o objetivo de dar respostas em tempo real.

Serviço

Aula inaugural do Centro Acadêmico de Biomedicina Dra. Jaqueline de Jesus

Data: 24 de outubro

Horário: a partir das 17h às 21h30

Certificação: 8h

Local: auditório da Faculdade Florence

Inscreva-se aqui!

Inscrição
Local
Informações Adicionais

Notícias Relacionadas ao evento