Curso de Direito e Coordenação de Extensão e Relacionamento Institucional promoverão sessão do Projeto Direito e Sétima Arte

Sem categoria | 09/03/2020

1ª sessão de 2020 do Projeto Direito e Sétima Arte discutirá o tema: Uberização das relações do trabalho.

No dia 14 de março (sábado), às 8h30, a Coordenação do Curso de Direito e a Coordenação de Extensão e Relacionamento Institucional, do Instituto Florence de Ensino Superior, promoverão a 1ª sessão de 2020, do Projeto Direito e Sétima Arte.

O Grupo de Pesquisa em Trabalho, Psicologia e Direito, no intuito de levar o debate objeto de sua pesquisa para todo a comunidade acadêmica, sugeriu a realização de um debate, como forma de retomada das suas atividades em 2020, sobre a uberização das relações do trabalho a partir do documentário produzido pela Reporte Brasil, equipe de jornalistas, cientistas sociais e educadores, que discute o crescimento da economia alternativa, chamada de GIG economy, ou, no Brasil, de uberização das relações do trabalho, que tem se efetivado com o início da exploração da mão de obra de trabalhadores autônomos desde o surgimento das plataformas digitais (aplicativos). A ideia é trazer um debate interdisciplinar entre a psicologia e o direito, a partir de uma base material, que é a realidade brasileira atual dos trabalhadores em aplicativos, demonstrada pelo documentário.

Como debatedor, propondo essa interdisciplinaridade, estará presente o Desembargador do Trabalho e Ex-Presidente do TRT da 16ª Região, James Magno de Araújo Farias, que também é professor da UFMA, Mestre em Ciências Jurídicas e Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autonóma de Lisboa (UAL).

O evento será realizado no Auditório Antônio Ives, localizado no Núcleo de Práticas Jurídicas (NIPJ). A participação é gratuita, aberta à comunidade acadêmica e dá direito a 4 horas de atividades complementares.