Dia Mundial do AVC: docente da Florence alerta sobre sinais e fatores de risco

Dia Mundial do AVC: docente da Florence alerta sobre sinais e fatores de risco

O acidente vascular isquêmico ou infarto cerebral é responsável por 80% dos casos de AVC
Enfermagem | 29/10/2021
Compartilhe :

Hoje, dia 29 de outubro, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), condição decorrente da alteração do fluxo sanguíneo para o cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar em uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou em uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.

De acordo com a enfermeira Kelly Portela, professora de Enfermagem da Faculdade Florence, ter hábitos saudáveis é a melhor forma de prevenir o AVC. “Fugir do sedentarismo,  praticar atividades físicas, optar por uma alimentação equilibrada, evitar fumar e ingerir bebida alcoólica, achar maneiras de aliviar o estresse com momentos de relaxamento com a família, amigos ou hobbies são maneiras de ajudar na prevenção”, comentou.

O acidente vascular isquêmico ou infarto cerebral é responsável por 80% dos casos de AVC. Esse entupimento dos vasos cerebrais pode ocorrer devido a uma trombose (formação de placas numa artéria principal do cérebro) ou embolia (quando um trombo ou uma placa de gordura originária de outra parte do corpo se solta e, pela rede sanguínea, chega aos vasos cerebrais).

No acidente vascular hemorrágico o rompimento dos vasos sanguíneos se dá na maioria das vezes no interior do cérebro, a denominada hemorragia intracerebral. Em outros casos, ocorre a hemorragia subaracnóide, o sangramento entre o cérebro e a aracnóide (uma das membranas que compõem a meninge). Como consequência imediata, há o aumento da pressão intracraniana, que pode resultar em maior dificuldade para a chegada de sangue em outras áreas não afetadas e agravar a lesão. Esse subtipo de AVC é mais grave e tem altos índices de mortalidade.

A docente Kelly Portela ressalta que, além de prevenir o AVC com hábitos saudáveis,  a população precisa ficar atenta aos sintomas e sinais do acidente vascular cerebral. Muitos sintomas, inclusive, são comuns aos acidentes vasculares isquêmicos e hemorrágicos, como:

– dor de cabeça muito forte, de início súbito, sobretudo se acompanhada de vômitos;

– fraqueza ou dormência na face, nos braços ou nas pernas, geralmente afetando um dos lados do corpo;

– paralisia (dificuldade ou incapacidade de se movimentar);

– perda súbita da fala ou dificuldade para se comunicar e compreender o que se diz;

– perda da visão ou dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos.

Vale destacar que o AVC é uma emergência médica. Se achar que você ou outra pessoa está tendo um, é preciso se dirigir com urgência ao serviço de emergência do hospital mais próximo para um diagnóstico completo e tratamento.

Alguns fatores de risco são:

– hipertensão;

– diabetes;

– tabagismo;

– consumo frequente de álcool e drogas;

– estresse;

– colesterol elevado;

– doenças cardiovasculares, sobretudo as que produzem arritmias;

– sedentarismo;

– doenças do sangue.

Existem outros fatores que podem facilitar o desencadeamento de um Acidente Vascular Cerebral e que são inerentes à vida humana, como o envelhecimento. Pessoas com mais de 55 anos possuem maior propensão a desenvolver o AVC.

Estude Enfermagem na Florence

Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com bolsa de até 50% e outras vantagens diferenciadas.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

Ficou interessado? Inscreva-se agora! 

Notícias Relacionadas