Projeto Quebrando o Silêncio e Setembro Amarelo são destaques na Faculdade Florence

Projeto Quebrando o Silêncio e Setembro Amarelo são destaques na Faculdade Florence

O objetivo foi conscientizar os presentes sobre violência doméstica e o combate ao suicídio
Estética e Cosmética | 28/09/2022
Compartilhe :

 

O Curso de Estética e Cosmética da Faculdade Florence, que tem no comando da sua coordenação a professora Aline Pinheiro, apresentou para a instituição o Projeto Quebrando o Silêncio, que tem como finalidade educar e prevenir contra o abuso e a violência doméstica promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul, (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) desde o ano de 2002. 

A campanha se desenvolve durante todo o ano, mas uma das suas principais ações ocorre sempre no quarto sábado do mês de agosto. Este é o “Dia de ênfase contra o abuso e a violência”, quando ocorrem passeatas, fóruns, escola de pais, eventos de educação contra a violência e manifestações na América do Sul. A cada ano um tema é escolhido para ser discutido e abordado com propósito de conscientizar a comunidade, denunciar abusadores e ajudar as vítimas. 

A professora do curso de Estética e Cosmética da Faculdade Florence, Ilithya Rieche, disse que a instituição vem fazendo muitas ações voltadas a comunidade em geral, desde atendimentos estéticos, jurídicos, odontológicos e principalmente na parte de psicologia com os alunos. “É um mês de alerta para todos, eu como professora da área da estética abracei esta ideia no projeto que fala exatamente de agressões psicológicas. Esse evento é muito importante, porque a pessoa que sofre agressões, seja ela qual for, usa uma máscara de impotência e medo. Sendo assim, nós da área da saúde, temos obrigação de identificar e ajudar aquela pessoa que precisa de orientação e proteção”,finalizou. 

Duas décadas 

Criado em 2002, o projeto Quebrando o Silêncio completa 20 anos cumprindo o seu propósito. No site quebrandoosilencio.org há histórias de pessoas que foram impactadas pela iniciativa ao longo dessas duas décadas. E falando nesse impacto, vários Estados e províncias em diversos países incluíram em seus calendários oficiais uma data para destaque da campanha, em reconhecimento à sua relevância e contribuição social. 

Sobre o Setembro Amarelo

Em alusão ao Setembro Amarelo, a Faculdade Florence, através do curso de Estética e Cosmética, promoveu várias palestras, que tiveram como objetivo conscientizar sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

Suicídio é o ato de tirar a própria vida intencionalmente. Também fazem parte deste comportamento os pensamentos suicidas, planos e tentativas de morte, assim como os transtornos relacionados ao problema.

Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental.

Assim, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública. Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade. 

A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília. Entretanto, já no ano seguinte várias regiões de todo o país aderiram ao movimento e também participaram.

A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de setembro, data na qual é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Esta data foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, por meio da adoção de estratégias pelos governos dos países. Neste dia, realizam-se cerca de 600 atividades em 70 países do mundo para salvar vidas.

Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Discentes da Florence

O NUPAD oferece suporte e aconselhamento para o bem-estar dos alunos, contribuindo assim para acolhimento, permanência e acompanhamento do corpo discente, em observação às necessidades e peculiaridades deles no decorrer do processo ensino-aprendizagem.

O atendimento no NUPAD acontece de modo presencial. As conversas devem ser agendadas e solicitadas através de preenchimento do e-mail [email protected], depois disso será feito o agendamento da consulta.

Confira os horários:

Segunda-feira: 17h30 às 21h30

Terça-feira: 8h às 14h30

                   17h às 21h30

Quarta-feira: 9h30 às 14h30

Estude Estética e Cosmética na Faculdade

Atualmente a Estética é considerada uma das áreas em maior desenvolvimento do Brasil. O curso de Estética e Cosmética da Faculdade Florence tem por objetivo formar esteticistas aptos a identificar, selecionar e executar procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares, assim como técnicas de visagismo e maquiagem.

O profissional também poderá propor e participar de estudos científicos para o desenvolvimento de tecnologias na área de tratamentos estéticos inovadores. Ele sairá da faculdade com capacidade de planejar, organizar e gerenciar empresas da área de estética e cosmética, assim como avaliar e elaborar parecer técnico em sua área de formação.

Na Faculdade Florence, o estudante encontrará um ensino de excelência, destaque em toda a região, com uma sólida base conceitual e prática para quem deseja trabalhar na área. O curso de Estética e Cosmética ainda possui um tempo de formação de apenas dois anos e meio, com foco voltado ao mercado de trabalho.

“Os laboratórios para o desenvolvimento das aulas práticas permitem a realização de atividades profissionais em que os alunos têm a oportunidade de integrar as diferentes áreas de aprendizado, visando ao seu crescimento pessoal e à eficácia profissional”, acrescentou a professora Aline Pinheiro, coordenadora do curso.

Além disso, o interessado em cursar Estética e Cosmética na Florence contará com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de outras vantagens diferenciadas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico de até 70%.

Inscreva-se aqui!

 

 

Notícias Relacionadas