Projeto de Incentivo à Leitura da Biblioteca do Florence é selecionado pelo X Seminário  de Políticas Públicas de Bibliotecas, Leitura e Informação durante a 12ª FELIS

Projeto de Incentivo à Leitura da Biblioteca do Florence é selecionado pelo X Seminário de Políticas Públicas de Bibliotecas, Leitura e Informação durante a 12ª FELIS

Sem categoria | 22/11/2018

O Projeto de Incentivo à Leitura desenvolvido pela Biblioteca Wanda de Aguiar Horta, do Instituto Florence de Ensino, foi selecionado para ser apresentado como modelo orientador no X Seminário de Políticas Públicas de Bibliotecas, Leitura e Informação, durante a realização da 12ª Feira do Livro do São Luís (FELIS). O Conselho Regional de Biblioteconomia fez o convite às Bibliotecárias do Florence, que submeteram o resumo do projeto, sendo selecionado para ser apresentado destacando o que a instituição vem fazendo para incentivar a leitura dentro do seu ambiente de ensino.

A bibliotecária da instituição, Brenda Mendes, comenta sobre o projeto: “Nós sentimos a necessidade de implantar projetos de leitura na instituição uma vez que os alunos e os funcionários leem apenas livros técnicos. Eles não tinham uma leitura de descontração, algo para relaxar e tirar um pouco daquela tensão do dia a dia. Eles sempre procuravam por livros técnicos, e os funcionários pouco frequentavam a biblioteca. Dentro dessas necessidades, nós resolvemos implantar ações que incentivam a leitura, e uma delas, foi à troca de livros, onde os alunos trazem livros, levam outros, e isso tem sido muito bom”. E sobre o convite do CRB, ainda acrescenta: “Foi um grande privilégio termos o projeto aprovado como uma ação necessária, não apenas para a nossa instituição, mas como uma importante iniciativa para toda a sociedade, porque precisamos ter o hábito de leitura. Durante a campanha, tivemos uma palestra com o professor da instituição, Heitor Oliveira, onde ele disse: “A leitura engrandece, não importa o que você leia, mas leia”. E isso tudo possibilita um estímulo de conhecimento, uma gama de sabedoria, vai tornar o vocabulário melhor. A leitura ajuda também a parte da saúde do cérebro. E o que a biblioteca quer, é justamente isso, mostrar o papel da biblioteca como incentivadora da leitura”.