Coordenação de Pós-Graduação do Florence recebe o prof. convidado Rodrigo Cançado (SP) para aula sobre FIOS ORTODÔNTICOS na especialização em Ortodontia.

Sem categoria | 17/12/2018

A Coordenação de Cursos de Pós-Graduação do Instituto Florence de Ensino Superior realizará, nos dias 17 e 18/12, na sala 307, (na Sede da Instituição) aula de especialização em Ortodontia, sobre: “FIOS ORTODÔNTICOS – OTIMIZANDO A PRÁTICA CLÍNICA E EFICIÊNCIA NO TRATAMENTO DA CLASSE II COM O APARELHO TWIN FORCE BITE CORRERCTOR (TFBC), ministrada pelo  Prof. convidado, Rodrigo Hermont Cançado, Graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Mestrado em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Doutorado em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Ortodontia pela Universidade de Toronto, Canadá.

Sobre o tema– A má oclusão de Classe II representa um dos problemas mais comuns na prática ortodôntica. A característica mais comum desta má colusão é a presença de uma retrusão mandidular conforme demonstrado em estudos anteriores. Além disso, tem sido relatado que, na maioria das situações, a discrepância esquelética de Classe II não se autocorrige com o crescimento e, portanto, o tratamento ortodôntico visando corrigir a discrepância esquelética entre as bases ósseas se torna necessário. Os aparelhos funcionais representam uma das principais modalidades de tratamento em pacientes que se encontram em fase de crescimento. Uma grande variedade de aparelhos funcionais fixos e removíveis tem sido descritos na literatura ortodôntica com a finalidade de alterar a posição mandibular nos sentidos anteroposterior e vertical, resultando em alterações ortodônticas e/ou ortopédicas. Atualmente, os aparelhos funcionais fixos têm sido amplamente utilizados em virtude de apresentarem uma melhor colaboração do paciente quando comparado aos aparelhos funcionais removíveis. Além disso, evidências científicas têm demonstrado que o tratamento da má oclusão de Classe II na dentadura permanente, em uma fase, é mais eficiente quando comparado ao protocolo de tratamento em duas fases, uma vez que resultados oclusais e cefalométricos semelhantes são obtidos em tempos de tratamento consideravelmente menores.