Instituto Florence comemora os 19 anos de sua fundação

Instituto Florence comemora os 19 anos de sua fundação

“Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. (Cora Coralina) A formação...
Sem categoria | 16/02/2019
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“Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

(Cora Coralina)

A formação acadêmica, por meio do acesso a uma educação de qualidade, ao longo da História tem se apresentado, em todos os tempos, como garantia de que alternativas surjam e permitam às pessoas o exercício do trabalho autônomo e outras formas de ocupação que lhes propiciem melhores condições de vida.

Neste sábado, 16 de Fevereiro de 2019, o Instituto Florence de Ensino completa 19 anos de existência, mantendo as metas prioritárias, desde sua gênese: Gerar e difundir conhecimento para formar profissionais dotados de senso crítico, competências e habilidades e de princípios ético-humanísticos, com aptidão para atuar junto às diferentes demandas da sociedade, especialmente a maranhense, a partir de um ambiente acadêmico que harmonize a qualificação técnica, a cidadania, a competitividade e a inovação.

O Florence  é gerenciado pela família Barbosa Gomes, e tem como uma das fundadoras e Diretora Geral, a Enfermeira e Professora Rita Ivana Barbosa Gomes, Docente e Pesquisadora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Especialista em Educação Profissional na Área de Saúde/Escola Nacional de Saúde Pública, Especialista em Saúde Pública com Concentração em Gerenciamento de Programas Comunitários de Saúde/UFMA, Mestre em Saúde e Ambiente/UFMA e Doutora em Saúde Coletiva/UFMA, tendo como linha de pesquisa o estudo do uso de drogas por jovens estudantes.

Com vasto currículo acadêmico e profissional, reconhecido espírito empreendedor  e atenta às demandas sociais e profissionais da população maranhense, a Diretora Geral do Instituto Florence tem marcado a história da educação profissional no nosso Estado, por incluir socialmente jovens e adultos no mundo do trabalho, ao lado de sua mãe Dona Teresinha de Jesus Barbosa Gomes, Presidente da Mantenedora, que é um exemplo de ser humano idealista e também está à frente do Florence desde sua criação iniciada em fevereiro de 2000. A criação do Grupo Educacional Florence confirma a índole combativa e de grande ousadia, marcas fundamentais dessa grande mulher, que inspirou toda a sua família. Para dona Teresinha, o sonho de cada jovem que se deixa transformar pela educação e pelo conhecimento seria a reprodução, num ambiente mais favorável, da sua própria história, numa inevitável identificação que muito a emociona e que enxerga cada vez mais sentido na sua linda história de vida, mas, sobretudo de amor. Depois de grandes embates e dificuldades, D. Teresinha, ao lado de suas filhas, a enfermeira Rita Ivana e a médica Filomena Regina Barbosa Gomes Galas, Coordenadora da UTI Cirúrgica e da Anestesiologia do Instituto do Coração, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Coordenadora da UTI do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Coordenadora da UTI Cardiológica do Sírio Libanês e Integrante do Corpo de Livre Docentes da disciplina de Anestesiologia da FMUSP, apoiadas por toda a família, conseguiram concretizar um sonho ainda maior.

A Profa. Dra. Rita Ivana Barbosa Gomes, diretora geral do Instituto Florence, destaca os principais momentos de todo o percurso desde a criação da instituição, até hoje. “Temos uma trajetória muito bonita, porque somos uma empresa que nasceu de trabalhadores, de professores e de pessoas com a experiência na área da saúde e na área da educação. Então, é uma empresa que começou por uma família e com profissionais do mercado que se destacavam nesta área. Desde o começo, não fomos uma escola com um interesse meramente lucrativo, tivemos sempre a consciência de fazer um trabalho de inclusão e sempre pensamos muito nas pessoas que moravam mais distante, no interior do Estado, até porque a nossa família é do interior. Então, a nossa ideia sempre foi facilitar a inserção desse aluno de outras cidades no ensino profissionalizante, com qualidade. No meu caso, que sou uma das fundadoras, com muito orgulho, já percebia a necessidade urgente de profissionais técnicos de enfermagem, com uma qualidade de destaque no mercado, porque profissionais com uma boa formação têm uma maior valorização e o efeito disso, é uma assistência mais qualificada e humanizada. Fomos a terceira escola técnica da rede privada a implantar cursos profissionalizantes na área da saúde, e também a primeira escola que se preocupou com a questão da teoria e prática de laboratório, para melhorar as habilidades. Nos preocupamos em colocar o aluno no campo, no ambiente hospitalar, na prevenção, nas comunidades, porque pensamos muito em fazer um curso que desse mais ênfase à prevenção. Ocupamos espaços nas comunidades, nos postos de saúde, trabalhamos com projetos de extensão, várias ações sociais, e tivemos a oportunidade de discutir muito essa questão de regulamentação e sistematização de normas, para estarmos inscritos no cadastro nacional do Mec e ainda fomos os primeiros a ter autorização de funcionamento em EAD.”

A diretora finaliza com mais resultados desses 19 anos. “Nós tivemos uma visão muito boa de formação e realizamos um projeto muito eficiente, porque os resultados deles são duradouros. Os alunos do Florence conseguem alcançar seus objetivos, geralmente são destaques nas empresas em que trabalham,  nossos alunos não saem somente com as habilidades específicas, mas saem com a visão de gestão, de empreendedorismo e com vontade de continuar. A nossa missão não é só formar bem, mas fazer com que o aluno seja o autor da sua própria história, de sua independência em busca do conhecimento. Temos a confiança da sociedade no nosso compromisso com o ensino de qualidade inclusiva e o ensino que faz a diferença”.

Atuando desde fevereiro de 2000, o Instituto Florence de Ensino, promove serviços voltados para a socialização do conhecimento científico, contribuindo na qualificação e requalificação profissional da população maranhense no âmbito do ensino técnico, graduação e pós-graduação. Localizado no Centro Histórico de São Luís/MA, o Instituto presta serviços educacionais tendo como princípio educar com responsabilidade social e, dessa forma, já lançou no mundo produtivo mais de 15.000 profissionais.

O Florence iniciou sua história de sucesso com a sua primeira turma do curso técnico em Enfermagem e, desde então, vem ampliando os serviços prestados à sociedade maranhense.  O reconhecimento de todo trabalho desenvolvido pelo Instituto pode ser evidenciado quando este foi selecionado pelo Ministério da Saúde, através de licitação internacional, para executar o PROFAE, um programa de formação voltado para qualificação de Auxiliares de Enfermagem, que se constituiu a maior referência de formação de recursos humanos em Saúde do mundo. Neste sentido o Instituto provou estar entre as melhores escolas de enfermagem do Estado do Maranhão, sendo consagrado em primeiro lugar, por apresentar um projeto pedagógico de excelência para qualificação de técnicos de Enfermagem, no processo licitatório do Ministério da Saúde, em 2008.

Coroando essa trajetória de sucesso o Instituto consegue, em 2006, a autorização do Ministério da Educação para o funcionamento de cursos de graduação, e em 2007 inicia suas atividades com a 1ª turma dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Farmácia, que vem se constituindo referência no ensino em Saúde.

Em 2008, iniciou a oferta de cursos de Pós-graduação tendo como foco as duas áreas compreendidas como estratégicas para o bem estar do indivíduo e do cidadão – educação e saúde e a partir de 2010, pleiteou a autorização dos Cursos de Graduação em Odontologia, Direito, Nutrição, Estética & Cosmética, Ciências Contábeis, Biomedicina e Fisioterapia, junto ao Ministério da Educação, obtendo excelentes conceitos na avaliação do MEC para funcionamento dos cursos.

A Diretora Acadêmica da instituição, Profa. Ildoana Paz Oliveira, também comenta sobre essa trajetória que completa 19 anos. “O Florence é uma empresa, uma instituição de ensino que cresceu rapidamente em prol da sua essência, da sua responsabilidade social, dos seus objetivos, e principalmente, pelos seus mantenedores.  O Florence começou em 2000, quando poucos acreditavam nas escolas técnicas, na formação profissionalizante. Então, ele entrou nesse mercado desafiando essa formação e trabalhando com o curso técnico em enfermagem e assim, começou a investir, a demonstrar para a sociedade o quanto é necessário qualificar. O Florence foi pioneiro e também responsável por mudanças, pela melhoria da qualidade da saúde, a partir do momento em que ele começou a qualificar as pessoas para que elas pudessem observar com outros olhares, para não ver a saúde só no campo da assistência, mas da prevenção e da reabilitação, ou seja, saúde com um olhar mais humano. Então, nós somos uma instituição que abraçamos essa causa até hoje, de  serviços prestados à sociedade e muito focados nessa responsabilidade social de buscar as áreas mais carentes, fazer um trabalho em parceria, que fez com que o Florence cada vez mais ganhasse credibilidade, recebesse mais atenção dessas múltiplas comunidades e da sociedade em si, nos dando mais incentivo a continuar nesse programa de formação. E seguimos avançando, mantendo-nos como escola técnica, chegando a graduação e pós-graduação e hoje nós temos uma história muito bonita, de muita luta, de respeito pelo nosso Estado, uma história de contribuição. Assim, esperamos ter mais 19 anos de muita luta, esperamos contribuir ainda mais com o nosso Estado, e o Florence sente-se muito honrado por essa contribuição e também em dizer que a nossa marca veio para quebrar paradigmas, e que nós vamos continuar quebrando paradigmas, como uma instituição privada e pioneira dentro da área da educação”.

E por que o  Florence ocupa tal posição? Seu trabalho, empenho e luta, em muito colaboram para esse feito, por jamais abandonar o seu maior compromisso, que é a busca por uma educação de qualidade e com excelência, consolidando-se como uma  instituição referenciada por essa excelência no ensino, pesquisa e extensão, na formação profissional diferenciada, na eficiência da gestão de seus processos internos, na solidez de suas parcerias e por sua harmoniosa integração no desenvolvimento da sociedade.

 

 

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