Curso de Nutrição do Florence realizará I Encontro de Técnica e Dietética

Sem categoria | 28/05/2019

A Coordenação do Curso de Nutrição do Instituto Florence de Ensino Superior realizará o I Encontro de Técnica Dietética, que acontecerá como atividade de extensão da disciplina Técnica Dietética I, ministrada pela Coordenadora do Curso, Profa. Eduarda Gomes Bogea. O objetivo principal do Encontro é orientar a população sobre a melhor utilização dos alimentos e educar sobre as principais características dos grupos alimentares.

A Técnica Dietética é a disciplina que, baseada em ciências exatas, estuda as operações a que são submetidos os alimentos depois de cuidadosa seleção e as modificações que os mesmos sofrem durante os processos culinários e outros, de preparações para o consumo.

O evento abordará acerca dos grupos alimentares das frutas, hortaliças, cereais, leguminosas, gorduras, açúcares, carnes e leites e derivados, de forma a esclarecer ao público as suas principais características e melhor forma de utilização.

Nutrição é uma ciência e também uma arte. É necessário saber mais que a composição química dos alimentos, as modificações que se pode obter pelos processos culinários para facilitar sua digestão, não é suficiente apenas assegurar-se das condições sanitárias e higiênicas, é necessário, em última instância, torná-los apetitosos, no mínimo aceitáveis. No contexto da Educação Alimentar e Nutricional, a Técnica Dietética, funciona como um instrumento para promover a alimentação saudável, portanto, poderá motivar e incentivar a inserção de hábitos mais saudáveis. Além disso, por meio do desenvolvimento de receitas específicas, ela permite formas de lidar com as restrições alimentares e, ao mesmo tempo, garantir a aceitabilidade desse público.

O I Encontro de Técnica e Dietética será realizado na próxima quinta-feira (30), das 18h30 às 21h30, na área de vivência, próxima à cantina. O evento será aberto para alunos e funcionários do Florence e para o público em geral, incluindo os convidados dos alunos organizadores.