Curso de Nutrição do Florence realiza I Encontro de Técnica e Dietética

Sem categoria | 03/06/2019

Na última quinta-feira (29), a coordenação do Curso de Nutrição do Instituto Florence de Ensino Superior, realizou o I Encontro de Técnica Dietética, que aconteceu como atividade de extensão da disciplina Técnica Dietética I, ministrada pela Coordenadora do Curso, Profa. Eduarda Gomes Bogea. O objetivo principal do Encontro foi orientar os participantes sobre a melhor utilização dos alimentos e educar sobre as principais características dos grupos alimentares.

Carla Santos Chagas, aluna do 3° período do Curso de Nutrição, falou da experiência e participação. “Estamos aqui demonstrando como esses alimentos podem ser manipulados de uma forma correta, como eles podem levar à cocção de forma correta. E, isso é importantíssimo, tanto para o conhecimento da gente que está em formação, em construção de aprendizado, quanto para o público em geral, que pode aprender a melhor maneira de aproveitá-los e receber todos os benefícios deles”.

O evento abordou assuntos voltados para os grupos alimentares das frutas, hortaliças, cereais, leguminosas, gorduras, açúcares, carnes e leites e derivados, de forma a esclarecer ao público as suas principais características e melhor forma de utilização.

A Técnica Dietética é a disciplina que, baseada em ciências exatas, estuda as operações a que são submetidos os alimentos depois de cuidadosa seleção e as modificações que os mesmos sofrem durante os processos culinários e outros, de preparações para o consumo.

“O evento é vinculado à disciplina, e nós conversamos desde o início do semestre sobre este evento, que é o primeiro encontro de técnica dietética, e que vai culminar na finalização da disciplina. Então, os alunos têm desenvolvido todas as atividades que trabalhamos hoje,  ao longo do período, em relação aos diferentes grupos alimentares, envolvendo os grupos das carnes e leites, frutas e hortaliças, açúcares e óleos e cereais e leguminosas, onde cada grupo de alunos foi responsável por falar da sua composição nutricional, aplicabilidade em relação à técnica dietética e importância desses alimentos, além de uma receita saudável para os visitantes degustarem. Como docente, é para mim uma excelente estratégia, porque a gente consegue ver a desenvoltura dos alunos, do seu envolvimento. Eles buscam mais conhecimento para ter uma boa postura, explicar melhor aquilo que eles estão se propondo. Assim, acaba sendo uma ótima finalização, porque eles vão além do que eles pensam que poderiam ir”. Finalizou a coordenadora do Curso de Nutrição, Eduarda Gomes Bogea.