Coordenadora da Cap ministra Palestra em Semana de Enfermagem

A Profa. Alexsandra Barros, Coordenadora da Coordenação de Apoio Pedagógico aos Docentes e...
Notícias Gerais | 24/05/2016

20160518_090934A Profa. Alexsandra Barros, Coordenadora da Coordenação de Apoio Pedagógico aos Docentes e Discentes do Instituto Florence de Ensino Superior, participou da Semana de Enfermagem da Faculdade Estácio representando a instituição, nesta última semana.

Na oportunidade, a professora abordou a temática “Saberes e Práticas para a Enfermagem”, destacando a importância do conhecimento científico para a Enfermagem, o desenvolvimento de competência e habilidades gerais e específicas (aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser).

20160518_091843Esses conceitos versam sobre a autonomia para estudar, o pluralismo intelectual na academia, o perfil atitudinal e a policompetência, demandas exigidas tanto durante a formação acadêmica quanto ao exercício profissional.

A professora Alexsandra Barros destacou que “Momentos como esse são de grande relevância, pois é fundamental que o aluno compreenda que o conhecimento científico é necessário para o fazer acadêmico e profissional, resultando, certamente, em aprofundamento de estudos, como stricto senso”.

E acrescentou ainda que “os espaços formadores  e alunos precisam ter tal lucidez, ultrapassando a lógica do estudar para alcançar a nota da composição de média para a aprovação do bimestre ou semestre, reduzindo a dinâmica da academia à mera classificação. O saber científico garantirá ao homem um olhar complexo e necessário para o enfrentamento da própria existência”.