MEC avalia positivamente a qualidade de ensino do Instituto Florence

MEC avalia positivamente a qualidade de ensino do Instituto Florence

Na última semana, o Instituto Florence de Ensino Superior recebeu a visita de avaliadores do...
Sem categoria | 27/03/2017
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Na última semana, o Instituto Florence de Ensino Superior recebeu a visita de avaliadores do Ministério da Educação (MEC), para realização do Recredenciamento Institucional. Na avaliação, o Instituto Florence obteve parecer positivo. Ou seja, mais uma vez essa Instituição de Ensino Superior demonstrou o seu contínuo processo de crescimento, que pode ser percebido em divulgações anteriores do Ministério da Educação, onde os quatro cursos de nível superior do Instituto Florence de Ensino – Enfermagem, Farmácia, Direito e Odontologia– estão entre os mais conceituados do Estado.

O processo de recredenciamento tem por objetivo verificar se as instituições atendem aos padrões necessários para a oferta de um ensino de qualidade esse estas oferecem as condições mínimas estabelecidas para sua inclusão no tipo de estabelecimento no qual estão classificadas: universidade, centro universitário, faculdades integradas, faculdades, institutos e escolas superiores. O resultado deste último recredenciamento indicou que a instituição mantém um impressionante desempenho em todas as dimensões avaliadas, o que, segundo conclusão do MEC, resultou no CONCEITO FINAL 4; esta nota integra uma escala que vai de 1 a 5 (equivalendo a 80% MUITO BOM e 20% BOM), o que posiciona, estrategicamente, o Instituto Florence em um patamar de grande destaque, no ranking das instituições de ensino superior do Brasil.

A conclusão do MEC apontou para uma perspectiva de níveis acentuados de excelência, nos campos do ensino e da extensão, no âmbito da pesquisa científica, da infraestrutura; além disso, a avaliação revelou a perfeita capacidade de funcionalidade, sustentabilidade financeira e gestão de ensino, o que atende perfeitamente as demandas da sua comunidade acadêmica, gerando, satisfação, comprometimento e harmonia. Apesar de o Florence ser uma instituição relativamente nova quanto aos cursos de nível superior, seus alunos e professores têm publicado artigos bastante elogiados em periódicos especializados de vários estados do país, destacando-se aqueles estudos com ênfase na Saúde Coletiva.

Diferencial- Comprovadamente os egressos do Instituto Florence vêm obtendo destaque e sucesso profissional em um mercado que a cada dia se torna mais competitivo; desse modo, a título de ilustração, grande parte dos farmacêuticos que estudaram no Florence, ou desenvolveram o seu próprio negócio ou estão empregados, inclusive, recebendo permanentemente muitas solicitações de demandas por esses profissionais. No caso específico dos alunos de Farmácia, já a partir do estágio eles se referenciam de tal forma que, tão logo concluem o curso, são naturalmente admitidos no emprego. No curso de Enfermagem, a situação é semelhante, especialmente quando se trata de concurso público: egressos do Instituto Florence vêm se destacando em concursos públicos e seletivos para residências médicas, galgando as primeiras colocações.

Existem ainda conquistas no âmbito da pós-graduação do Florence que merecem destaque, como no curso de Enfermagem Cardiológica, onde os seus alunos tiveram um excelente desempenho no Instituto do Coração (INCOR), em São Paulo. Na avaliação dos alunos, após a realização de todas as atividades exercitadas ali, constatou-se que, pelas habilidades demonstradas na área, estes estariam no mesmo nível que profissionais da Enfermagem de grandes instituições de ensino do país. A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) concedeu ao instituto um crédito de reconhecimento do Curso de Enfermagem, honraria e distinção que apenas o curso da UFMA já recebeu. A ABEN é tão criteriosa quanto a essa certificação que só concede a filiação da escola depois que esta cumpre uma série de pré-requisitos, sendo considerado o segundo curso de Enfermagem no Maranhão a merecer essa chancela da Associação Brasileira de Enfermagem.

O Instituto Florence oferece, ainda, serviços de atendimento odontológico aos pacientes, comunidade em geral e também à própria comunidade acadêmica, em suas duas unidades da Clínica-Escola de Odontologia. Com infraestrutura de ponta, as clínicas dispõem de consultórios modernos, raios-X digital e uma ampla central de esterilização hospitalar, que possibilita a redução drástica dos riscos de infecção. Atualmente, as Clínicas-Escola do Florence atendem diversas especialidades como odontopediatria, endodontia, estomatologia, dentística, periodontia, prótese total e parcial, prótese fixa, cirurgia, radiologia, além do atendimento a pacientes com necessidades especiais. Desde a sua inauguração, cerca de dois mil pacientes já foram atendidos e estão dando continuidade a seus tratamentos odontológicos. Todas as atividades são coordenadas pelos docentes e realizadas pelos alunos, garantindo desta forma a prática supervisionada dos procedimentos, para a ampliação científica e ética.

O jovem curso de direito do Florence, está entre as cinco faculdades melhores avaliadas e destaca-se por formar bacharéis com senso jurídico e ético geral e profissional associados à responsabilidade social. O Núcleo Integrado de Prática Jurídica (NIPJ) é um local de desenvolvimento de práticas jurídicas realizadas por alunos, devidamente orientados por professores e profissionais da área.

Além do Escritório-Escola, o NIPJ pode abrigar outras práticas jurídicas, realizadas por parceiros institucionais, na defesa do interesse social. O NIPJ é composto pelo Escritório-Escola e Unidade Avançada do PROCON. Recentemente, o Governador do Estado, Flávio Dino, em visita à instituição, onde ministrou aula Magna para o curso de direito, teceu elogios à qualidade de ensino do Instituto Florence, ressaltando também o seu prestígio e respeito, amplamente reconhecidos pela comunidade ludovicense.

A diretora geral do Florence, professora Rita Ivana Barbosa Gomes, ressalta os conceitos que a instituição tem recebido em constantes avaliações do MEC. “A cada visita in loco que avaliadores do Ministério fazem à nossa escola, fica demonstrada a tranquilidade com que eles nos tratam, sempre com uma relação cordial, respeitosa, franca e transparente. Jamais deixamos de atender a qualquer uma das exigências do MEC, mantendo o nosso empenho no sentido de seguir cumprindo com as normas estabelecidas, que é ofertar um ensino de qualidade para os nossos alunos. Prova disso, são as notas que temos alcançado nas avaliações anteriores; mas esta especialmente, foi inédita, porque fomos extremamente elogiados pelos experientes avaliadores e tivemos em vários itens a nota cinco, o que nos levou a um CONCEITO 4 na avaliação total, nota que comprova nossa excelência em qualidade de ensino. Temos um caminhar diferente, somos uma instituição inclusiva, COM SEDE NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS, e com a melhor estrutura que podemos oferecer; estrutura esta, que é também reconhecidamente bem avaliada pelos nossos alunos e professores, que sistematicamente pontuam nossos aspectos positivos. Garantimos, ainda, uma contribuição enorme para o desenvolvimento do nosso estado e afirmamos que essa avaliação do MEC simbolizou para nós, uma nota nove em uma prova dificílima.” Finalizou a diretora.

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