Dr. Alberto Consolaro visita instalações de Instituição de Ensino Superior

Graduação | 28/10/2014

A Clínica-Escola do Curso de Odontologia do Instituto Florence de Ensino Superior foi escolhida pelo destacado Professor Alberto Consolaro para visita em sua recente passagem pelo Maranhão.

Para o pesquisador Alberto Consolaro, ensinar é a melhor forma de se comunicar com o mundo. Livre-docente da Universidade de São Paulo (USP) há cerca de 20 anos e Doutor em Odontologia Patologia Bucal, é natural de Araçatuba (SP) e um apaixonado pelo trabalho, tido por ele como a maneira mais simples e verdadeira de mostrar seu amor ao próximo.

Em recente visita à São Luís para lançamento de sua última obra “Inflamação e Reparo – 2ª Edição” a convite do Conselho Regional de Odontologia (CRO-MA), Consolaro escolheu visitar as instalações do Curso de Odontologia do Instituto Florence de Ensino Superior. Os mestres da instituição apresentaram o Núcleo de Especialidades Odontológicas da Clínica-Escola Profa. Dra. Filomena Barbosa Gomes Galas. Como diferencial, este núcleo permite a execução de procedimentos odontológicos com a transmissão simultânea em TV de alta resolução, que garante maior riqueza de detalhes, com a utilização de um microscópio interligado a uma câmera filmadora, para os alunos presentes no auditório e nas outras áreas da Clínica-Escola. A Instituição é a única no estado a trabalhar com essa tecnologia.

Consolaro é autor de 06 publicações, tem mais de 300 artigos publicados e escreve, periodicamente, para quatro revistas nacionais. Contribuiu com a descoberta de uma técnica inédita na área da odontologia e está longe de abandonar as salas de aula. Sua mais nova realização é o livro “Inflamação e Reparo” que está em sua 2ª Edição, com 512 páginas, lançado este ano pela Editora Dental Press, especializada em difusão de pesquisas e práticas clínicas odontológicas.

Confira a seguir os principais trechos divulgados durante a visita ao Instituto Florence.

Por que a cidade de São Luís foi escolhida para o lançamento da 2ª Edição do seu livro Inflamação e Reparo?

Alberto Consolaro – O primeiro lançamento tem sempre uma conotação emblemática, e o que me estimulou a ter esse contato com São Luís foi o conhecimento da “Atenas Brasileira”, do Teatro Arthur Azevedo, do requinte que tem a língua, de como ela é tratada aqui. Então eu achei que, pelo fato de ser uma ilha, que é uma coisa que me encanta. Achei que aqui é um bom ponto de partida e que daria muita sorte na vida desse livro e na difusão do conhecimento.

Em qual público o senhor pensou ao escolher o título do seu livro?

Alberto Consolaro – Inflamação e Reparo é um título muito direto, que praticamente é o que faz com que as cirurgias e os procedimentos deem certo. Assim, acabo sendo direto de forma que desperta o interesse praticamente de todas as pessoas. Dar um título objetivo a um livro é interessante para que o público saiba logo em um primeiro momento do que se trata.

Qual a sua percepção da Odontologia praticada nos dias atuais?

Alberto Consolaro – A odontologia brasileira em um contexto mundial ela é uma das três melhores, se não for a melhor. É um dos orgulhos que todo brasileiro deve ter na sua odontologia, por ser um ponto importante. Agora, claro que tudo ainda tem a melhorar. A odontologia atual deve se voltar mais para a prática, para o traumatismo dentário, implante para todas as pessoas, difundir que isso existe e deixa-la mais avançada alcançando um maior número de pessoas. Políticas públicas tipo o programa Sorridente já premia isso, mas as pessoas ainda não sabem. Nós precisamos pegar essa odontologia nova, que não é mais baseada na falta de escova, nem na falta de alimentação, nem na falta de educação na higiene bucal. É uma odontologia voltada para problemas dentários como o traumatismo, para os movimentos dos dentes, para a falta de dentes que algumas pessoas tem e para as anomalias. Nós vamos mudar o foco, estamos em uma fase transacional, que ainda estamos tratando das coisas do passado com um olhar para o futuro. Gostaria de usar o exemplo de Janus, um Deus romano que tem duas faces, uma voltada para o futuro e outra para o passado.

O Florence tem investido na utilização da tecnologia de ponta como recurso didático no curso de Odontologia. Na sua opinião, a instituição está no caminho certo?

Alberto Consolaro – Não tenho a menor dúvida que está sim. A tecnologia facilita o acesso a informação não só como chegar a ela. Por exemplo, como eu vi hoje nesse consultório com monitores para que as pessoas possam observar o que está sendo feito com uso de microscópio e câmeras passando isso instantaneamente para o vídeo, os alunos tomam conhecimento do detalhe, não tem como você mostrar isso ensinando esses detalhes mínimos se não for dessa forma. Por isso que algum dentista, às vezes, não é tão amigo da tecnologia, porque ele não foi acostumado a trabalhar com a tecnologia. Se em uma graduação todos os professores e instituição de ensino falam uma linguagem simples e direta, mas usando a tecnologia mostrando coisas que não se via antes, você prepara um profissional para o futuro com base em novos materiais, novos equipamentos. Uma odontologia mais solidária e que traga um maior número de benefícios para a população em geral.

Foto / Legenda: Pesquisador Alberto Consolaro conhecendo as instalações do Instituto Florence de Ensino Superior.