Alunos apresentam projetos do Construtec

Institucional | 03/02/2015

Alunos do Curso Técnico em Edificações (da Unidade Cohab) do Instituto Florence Técnico finalizaram as atividades do Construtec, estágio curricular realizado através da modalidade de projetos na última segunda. Nesta edição, a proposta foi a execução de uma obra com baixo custo, com viabilidade real de forma a ser implantada para classes menos favorecidas. Assim, os alunos projetaram a Casa de Isopor com confecção de maquete reduzida e de um cômodo em tamanho real. O projeto já foi apresentado à comunidade acadêmica do Instituto Florence.

O isopor já é largamente utilizado na construção civil com aplicações em lages, em paredes internas tem sido ainda novidade. “É claro que não aquele usado em escolas para fazer maquetes, mas uma alternativa mais leve, cômoda e econômica de construir. Além de ser um material resistente, o isopor isola o frio ou o calor do lado de fora e mantém o interior da casa com uma temperatura mais agradável. As peças de isopor são fáceis de carregar e pesam menos na estrutura da obra”, explica o professor orientador do projeto, Fabricio Rigui.

Os alunos passaram por todas as etapas de uma obra, desde o planejamento, confecção do projeto e plantas estrutural, orçamento geral, de materiais e ferramentas até a execução final. O projeto incluiu ainda testes de materiais, de isolantes elétricos e térmicos para que o produto final apresentasse total aplicabilidade à realidade brasileira, com caráter inovador.

“Ao longo desses 3 meses, os alunos foram preparados para desenvolver um produto inovador e se comportarem tal qual o campo de trabalho do técnico em edificações, assumindo funções específicas, com o diferencial de ter que desenvolverem pesquisas”, acrescentou o professor Rigui.

“A experiência foi muito proveitosa, toda a equipe interagiu e participou ativamente. Fizemos pesquisas, buscamos materiais adequados, fizemos os orçamentos e testes necessários”, conta o aluno Messias Nascimento. “Superamos os desafios também, a nossa preocupação era a parte elétrica e hidráulica mas, analisamos a melhor forma de resolver e ao final alcançamos o nosso objetivo. Todos conseguiram desenvolver suas capacidades”, comemorou.

Maquete Ampliada – Cozinha da Casa de Isopor

Maquetes reduzida e ampliada