Foliões participam de ações de saúde no Carnaval

O carnaval é uma das festas mais importante no calendário brasileiro, que movimenta...
Sem categoria | 05/02/2016

ação siteO carnaval é uma das festas mais importante no calendário brasileiro, que movimenta milhões de pessoas e, para ajudar o folião a brincar com saúde, os alunos e professores dos Cursos Técnicos de Enfermagem e Nutrição do Instituto Florence de Ensino Técnico realizaram na quinta e sexta-feira de carnaval mais uma edição da Campanha Pit Stop da Saúde, que teve como público os brincantes do período carnavalesco, na Rodoviária e Aeroporto de São Luís.

Na área da saúde, os alunos mostraram a importância da prevenção contra doenças relacionadas ao período carnavalesco como: hepatite, HPV, herpes, HIV, cuidados com a saúde bucal, alcoolismo, tabagismo, orientação nutricional. Além disso, houve a distribuição de preservativos e realização de testes de glicemia e aferições de pressão arterial.

“O nosso objetivo é conscientizar a população de que existe o outro lado da festa como as doenças sexualmente transmissíveis, os prejuízos do uso excessivo do álcool e a necessidade de uma alimentação correta. Por isso, as pessoas devem ser orientadas para brincar de forma consciente, até para poder aproveitar melhor a festa com saúde e tranquilidade”, destacou a Enfermeira e professora Marina Muniz, que coordenou a ação.

A diarista Josélia Alves aproveitou o tempo de espera para o embarque no Aeroporto e verificou sua pressão arterial, teve orientação nutricional e aprovou a ação. “A iniciativa da instituição é importante, já que durante a correria do dia-a-dia não temos tempo de tomar este cuidado. Encontrar uma equipe de saúde aqui para ter esse cuidado com os passageiros foi uma maravilha”, agradeceu.

Já na rodoviária, a ação que já realizada há três anos, em parceria com a Empresa Guanabara, beneficiou tanto os passageiros como a comunidade do entorno também. A aposentada Maria Sousa, de 70 anos, é um exemplo. “Eu não brinco mais carnaval, mas como sei que sempre tem essa ação, bato ponto na rodoviária nessa época para ver se está tudo bem com a pressão e a glicemia”, contou seu João. Nessa edição foram realizados mais de 300 atendimentos e boa parte dos passageiros atendidos apresentaram boas condições de saúde.

E para os alunos a ação é sempre uma oportunidade de colocar conhecimento em prática. A estudante Nathália Nascimento, que participou pela primeira vez da ação, disse que a experiência foi interessante e que a população estava atenta as orientações repassadas e preocupadas em ter um carnaval com mais saúde.