Florence Orante aborda associação entre exercícios físicos e saúde mental

Florence Orante aborda associação entre exercícios físicos e saúde mental

Convidado da live da próxima quarta (30) será o educador físico Raphael Furtado Marques
Institucional | 28/09/2020
Compartilhe :

A associação entre uma vida sedentária e problemas psicológicos é atestada cientificamente. Estudos indicam que o exercício regular pode ter um impacto profundamente positivo na depressão, na ansiedade, no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dentre outros. Ele também auxilia no alívio do estresse, melhora a memória e o estado de humor e ajuda a dormir melhor. Pensando nisso, e ainda atento à campanha “Setembro Amarelo”, o Florence Orante, live semanal da Florence, promoverá um debate sobre o tema “Exercício físico e saúde mental”. A atividade acontecerá a partir das 12h, próxima quarta-feira (30), no Instagram da Faculdade Florence (@florence_superior).

Raphael Furtado Marques

Durante a live, a coordenadora da ação, a secretária acadêmica Sandra Pinto, irá dialogar com o mestre em educação física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Raphael Furtado Marques. “Essa será a nossa última live de setembro e marcará o fechamento da campanha ‘Setembro Amarelo’. Durante todo esse mês nós promovemos lives abordando o tema da saúde mental, destacando a importância de buscar alternativas para sair de quadros depressivos e que nos prendem a um estado de espírito negativo. Esse é o compromisso do Florence Orante, ser esse espaço de diálogo e partilha, um canal aberto para toda a nossa comunidade acadêmica nesse momento difícil”, explicou.

Conforme Sandra, os benefícios da educação física para a saúde mental são inúmeros para pessoas de qualquer idade. “Não é à toa que é algo que todos os profissionais da área da saúde recomendam. O aumento da aptidão física pode prevenir doenças, como problemas cardíacos, obesidade, diabetes e câncer, além de melhorar o humor e a autoestima e diminuir a chance de desenvolver transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade. Dessa forma, a necessidade de modificar o estilo de vida sedentário é cada vez mais vital”, comentou.

A secretária acadêmica da Florence ainda destacou que as emoções do nosso cotidiano naturalmente afetam nosso estado psicológico “Estresse, ansiedade, angústia preocupações em excesso, insatisfações, nervosismo… São muitos os sentimentos que nos afetam em um dia normal e saber lidar com todos esses sentimentos é fundamental para a nossa saúde mental. Afinal, uma pessoa mentalmente saudável é capaz de encarar os desafios e as mudanças do dia a dia com equilíbrio, reconhece quais são os seus limites e busca ajuda quando necessário”, acrescentou.

Ficou interessado no assunto? Participe do Florence Orante desta quarta-feira conosco! Esperamos por você!

Notícias Relacionadas