Aula inaugural marca início do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Florence

Aula inaugural marca início do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Florence

Os calouros foram recepcionados pelo coordenador do curso, Prof. Ronielle Sousa
Medicina Veterinária | 29/09/2020
Compartilhe :

Acadêmicos da turma de Medicina Veterinária da Faculdade Florence participaram, na tarde dessa segunda-feira (28), da aula inaugural do curso, de forma presencial e remota. O coordenador da graduação, Prof. Ronielle Sousa, recepcionou os calouros e conversou sobre a metodologia a ser aplicada ao longo dos cinco anos de curso. Também participaram da acolhida o diretor acadêmico da Florence, Prof. Thales de Andrade; a diretora pedagógica de ensino técnico, Prof.ª Ildoana Paz; a coordenadora de extensão e relacionamento institucional, Prof.ª Ana Maria Marques; e o professor da disciplina de Fisiologia Geral, Prof. Francisco Soares.

Em sua fala inicial, o coordenador da graduação externou sua felicidade em poder fazer parte de mais um avanço na Instituição.

“É com imenso prazer que os recebemos para o início do curso de Medicina Veterinária, sintam-se acolhidos. Estou muito feliz pelo início do curso e espero que nós possamos fazer uma grande jornada. Falando sobre a graduação, a gente tem que quebrar o paradigma de que o veterinário é apenas o médico de cão e gato. A Medicina Veterinária é muito ampla, seja na área de inspeção, como auditor fiscal, seja na parte clínica… a quantidade de especialidades é imensa. Há uma área de atuação enorme na qual vocês podem se enquadrar e se tornar referência. Não estamos aqui para formar apenas um veterinário, nosso objetivo é formar ‘o veterinário’, um profissional qualificado. Contem sempre comigo, podem vir falar quando houver dificuldade que a gente vai resolver”, afirmou o Prof. Ronielle Sousa.

O diretor acadêmico, Prof. Thales de Andrade, contou um pouco da história da Instituição e do constante progresso da faculdade.

“É uma faculdade que já funciona há muitos anos, estamos entrando na nossa segunda década de funcionamento. Nós já temos um know how, já sabemos de onde viemos e aonde queremos chegar. Temos um jeito muito peculiar e pessoal de tratar todos vocês, com isso quero dizer que aqui, nesta faculdade genuinamente maranhense, vocês vão ter o tratamento absolutamente pessoalizado e humanizado.  Nossa principal marca é que nós sempre estamos à disposição para ouvi-los, como a gente sempre costuma dizer: ‘nós temos uma boca e dois ouvidos porque precisamos mais ouvir do que falar’. Temos certeza que todos os nossos canais de comunicação, desde o comercial até a secretaria acadêmica, toda essa estrutura estará sempre aberta para que vocês possam participar da forma que melhor lhes convier, com sugestões ou eventualmente criticando, para que a gente possa melhorar. É uma conquista muito grande, não somente para a Florence, mas para a nossa cidade”, destacou.

Processo de implantação do curso

A diretora pedagógica de ensino técnico, Prof.ª Ildoana Paz, falou sobre a realização de um grande sonho da família Florence, a oferta do curso de Medicina Veterinária.

“Quando pensamos nesse curso, a gente pensou primeiramente como é que estava o retrato do nosso Estado no atendimento a essa demanda e como é que se portavam os cursos de Veterinária hoje em execução. Chegamos à conclusão que, além da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), uma faculdade privada já tinha o curso de Medicina Veterinária. Somos a segunda faculdade a ofertar essa graduação. Além disso, pensamos o seguinte: não queremos apenas ter o curso igual aos demais, a gente quer um curso que faça o diferencial, um curso que a gente possa preparar o aluno para atender às demandas do mercado, que cada vez mais cresce”, disse.

A docente também falou sobre o diferencial no ensino da Faculdade Florence. “Nós fizemos um estudo geral, buscamos captar a nível nacional as melhores experiências nessa área, buscamos parceiros do estado e município. Tivemos na pessoa do Francisco Soares um grande parceiro que nos trouxe grande investimento e grandes ideias. Visitamos a UEMA e o IFMA, buscamos especialistas de outras regiões, que nos trouxeram informações e relataram experiências do curso. Então, sintam-se alunos que estão inseridos em um curso de Medicina Veterinária com um diferencial muito grande na formação, um curso que foi preparado por várias mãos, mas pensando no melhor para deixá-los, de fato, aptos para esse mercado, sem abrir mão de Pesquisa, Extensão e Ensino”, acrescentou.

“Sou professora da Florence há quase oito anos e quero dizer a vocês que eu tenho certeza absoluta que, assim como eu, vocês também serão contaminados pelo vírus que tem essa instituição, mas é um vírus muito bom. Dificilmente quem entra na Florence se esquece que entrou, se esquece que fez parte como aluno, como professor ou colaborador, ainda que precise trilhar outros rumos e sair daqui. Essa é uma instituição extremamente diferente, acolhedora, gostosa de conviver, vale muito a pena estar aqui. O grande diferencial da Florence é despertar em nós o prazer em estar aqui, o prazer de nos relacionar com as pessoas daqui e descobrir o conhecimento aqui. Sintam-se muitíssimo bem-vindos, saibam que esse momento para nós é o início da realização de um sonho, que começou quando a professora Ildoana concebeu o projeto do curso e nós buscamos o que há de melhor para compor esse projeto”, declarou a coordenadora de extensão e relacionamento institucional, Prof.ª Ana Maria Marques.

Ela também comentou sobre as parcerias e convênios da Instituição com outras empresas.

“A mim coube a responsabilidade de buscar os convênios, eu trabalho com essa parte do relacionamento institucional com várias empresas e instituições públicas e privadas que são parceiros da Faculdade Florence. Vocês não ficarão restritos ao conteúdo teórico, porque, em virtude dessas parcerias, vocês são convidados a saírem das paredes da sala de aula”, arrematou.

Aula inaugural

O professor da disciplina de Fisiologia Geral, Prof. Francisco Soares, deu as boas-vindas aos calouros. O docente ministrou a primeira aula do curso e chamou a atenção dos presentes para a importância de aliar o ensino teórico com o prático.

“É um momento muito especial, muito importante, em que nós temos que trabalhar ao máximo para que não restem dúvidas. Temos que fazer a diferença, sendo prático desde o começo, ou seja, inicialmente vendo logo o que mais lhe interessa, procurar fazer estágios, visitas e treinamentos”, pontuou.

Depoimentos

Formado em Zootecnia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Marlon Soares está em busca do aperfeiçoamento de seu currículo acadêmico. “Escolhi a Florence para fazer minha segunda graduação porque eu já conhecia a faculdade. Minha mãe se formou pela instituição, no curso de Enfermagem, e eu sabia que aqui tem um suporte muito grande na parte de laboratório”, afirmou.

Amanda Serra cursava Odontologia na Faculdade Florence e desistiu do curso para ingressar na graduação que sempre sonhou. “Eu gosto muito da Florence, desde o início me senti sempre acolhida pelos professores e coordenadores. Cursei até o segundo período de Odontologia, me senti muito bem lá, porém minha paixão sempre foi a Medicina Veterinária e a partir disso eu fiz o cancelamento do curso e aproveitei que abriu aqui na Florence. Graças a Deus consegui essa oportunidade. Estou me sentindo muito bem, se Deus quiser estarei realizada futuramente”, completou.

Notícias Relacionadas