Outubro Rosa alerta quanto à importância da prevenção do câncer de mama

Florence apoia a causa e chama a atenção da comunidade acadêmica para o tema
Datas Comemorativas | 01/10/2020

No Brasil, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se, somente para 2020, um total de 66.280 novos casos de câncer de mama. Para o Maranhão, a estimativa chega aos 840 novos casos neste ano. O dado é preocupante e chama a atenção para a importância da prevenção. Intitulada “Outubro Rosa”, a campanha de prevenção ao câncer de mama ocorre durante todo o mês de outubro e a Florence aproveita a oportunidade para reforçar seu apoio à causa, bem como para convidar toda a sua comunidade acadêmica a também apoiar a campanha.

“O ‘Outubro Rosa’ é um movimento internacional iniciado na década de 1990, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, possibilitando diagnóstico precoce, tratamento e contribuindo para a redução da mortalidade”, explicou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso de Enfermagem da Florence.

Conforme a enfermeira, a campanha ‘Outubro Rosa’ tem uma fundamental importância por trabalhar a sensibilização da sociedade, servindo como uma oportunidade de alerta quanto ao câncer de mama, que é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele. “A campanha serve de alerta e ajuda na propagação de informações muito relevantes para o controle dessa patologia. Quanto mais pessoas tiverem informações mais possibilidades de diagnósticos precoces e de busca por tratamento”, destacou a professora.

Importância da prevenção

A prevenção, no caso do câncer de mama, pode significar vida, por essa razão ela é tão importante. “Ela é importante principalmente para a redução dos casos e da mortalidade ocasionada pelo câncer de mama. É necessário destacar, ainda, que a mamografia é o único exame que, quando realizado em mulheres assintomáticas, a partir dos 40 anos, leva a uma considerável redução da mortalidade pelo câncer de mama”, pontuou a coordenadora do curso de Enfermagem da Florence.

Além da mamografia após os 40 anos, durante consultas de rotina realizadas todos os anos, outra medida fundamental é o autoexame. “O autoexame é fundamental para que a mulher consiga identificar alterações nas mamas. Nesse sentido, o Ministério da Saúde recomenda que a mulher seja estimulada a conhecer o que é normal em suas mamas e a perceber alterações suspeitas de câncer, através da observação e palpação ocasionais de suas mamas, em situações do cotidiano nas quais ela se sinta confortável”, reiterou Ana Larissa.

Como fazer o autoexame?

– Em frente ao espelho:

Posicione-se em frente ao espelho;

Observe os dois seios, primeiramente com os braços abaixados;

Coloque as mãos atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;

Deixe uma mão atrás da cabeça e, com a outra, apalpe um dos mamilos e veja se nota alguma alteração. Repita o procedimento do outro lado;

Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.

– Em pé (pode ser durante o banho)

Levante o braço esquerdo e o apoie atrás da cabeça;

Com a mão direita, examine a mama esquerda, sentindo a mama;

Faça movimentos circulares, de cima para baixo;

Repita os movimentos na outra mama.

– Deitada

Coloque uma mão atrás da cabeça enquanto, com a outra, realiza o autoexame;

Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão;

Apalpe toda a mama e, em seguida, apalpe as axilas;

Inverta o procedimento para a mama esquerda.

Caso sinta algum nódulo ou alteração na textura ou tamanho, procure um médico.