Florence conscientiza comunidade acadêmica para cuidados com o diabetes

Florence conscientiza comunidade acadêmica para cuidados com o diabetes

Um estilo de vida saudável é seu melhor aliado contra a doença
Enfermagem | 14/11/2021
Compartilhe :

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a Faculdade Florence alerta para os riscos e as complicações que a doença pode causar, como: alta mortalidade por doenças cardiovasculares, AVC, insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.

Para diagnosticar a doença, o exame de glicose é considerado o principal teste para verificar a quantidade de açúcar no sangue e deve ser feito regularmente, sobretudo pelas pessoas com parentes próximos que têm ou tiveram a doença.

Dados sobre a doença

Conforme dados apurados pela International Diabetes Federation (IDF), há no mundo 537 milhões de pessoas, atualmente, vivendo com diabetes, mantendo crescente projeção, para os próximos anos. A campanha da IDF do triênio 2021-2023 reforça uma questão importante, com o tema: “Acesso aos cuidados com o diabetes – Se não agora, quando?”

Cuidados com o diabetes

De acordo com a professora Kelly Portela, do curso de Enfermagem da Faculdade Florence, a melhor forma de prevenir a doença é manter um estilo de vida saudável. “Hábitos saudáveis não vão apenas ajudar no combate à diabetes, mas também a outras doenças, então é importante comer diariamente frutas, verduras, reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras, evitar o tabagismo, praticar exercícios físicos e manter o peso controlado”, explicou.  

Além da ausência de hábitos saudáveis e dos fatores genéticos, existem outros agravantes que podem contribuir para o desenvolvimento da doença, alguns deles são:

  • Diagnóstico de pré-diabetes;
  • Pressão alta;
  • Colesterol alto ou alterações na taxa de triglicérides no sangue;
  • Sobrepeso, principalmente se a gordura estiver concentrada em volta da cintura;
  • Pais, irmãos ou parentes próximos com diabetes;
  • Doenças renais crônicas;
  • Mulher que deu à luz criança com mais de 4kg;
  • Diabetes gestacional;
  • Síndrome de ovários policísticos;
  • Diagnóstico de distúrbios psiquiátricos – esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar;
  • Apneia do sono;
  • Uso de medicamentos da classe dos glicocorticóides.

“Para quem é diagnosticado com diabetes é necessário procurar um médico para receber as orientações e medicamentos adequados, fazer um acompanhamento nutricional, controlar o consumo de doces, massas e gorduras. Além disso, a prática de atividade física ajuda a controlar a glicemia, manter o peso saudável e controlar o estresse, fatores que também contribuem para a evolução da doença”, alertou a professora Kelly Portela. 

Estude Enfermagem na Florence 

Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com bolsas de 50% de desconto, além de outras vantagens diferenciadas.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

 

Ficou interessado? Inscreva-se agora! 

Notícias Relacionadas