Dia Nacional de Combate à Tuberculose: conheça as formas de prevenção e tratamento 

Dia Nacional de Combate à Tuberculose: conheça as formas de prevenção e tratamento 

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta os pulmões
Enfermagem | 17/11/2021
Compartilhe :

O dia 24 de março é o “Dia Mundial de Combate à Tuberculose”. A data surgiu para sensibilizar a população sobre os riscos da tuberculose (TB) e intensificar os esforços para acabar com a epidemia global da doença. O dia foi escolhido porque o médico Robert Koch anunciou, nesta mesma data em 1882, que havia descoberto a bactéria que causa a tuberculose, abrindo caminho para o diagnóstico e a cura da doença.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e está em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.

Profa. Tatiana Siqueira, do curso de Enfermagem da Florence.

Profa. Tatiana Siqueira, do curso de Enfermagem da Florence.

Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza e má distribuição de renda, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional.

“A pessoa com tuberculose necessita ser orientada, de forma clara, quanto às características da doença e do tratamento a que será submetida. O profissional de saúde deve informá-la sobre a duração e o esquema do tratamento, bem como sobre a utilização dos medicamentos, incluindo os benefícios do seu uso regular, as possíveis consequências do seu uso irregular e os eventos adversos associados”, alertou a professora Tatiana Siqueira, do curso de Enfermagem da Faculdade Florence.

Sinais e sintomas mais frequentes

– tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;

– cansaço excessivo e prostração;

– febre baixa, geralmente no período da tarde;

– suor noturno;

– falta de apetite;

– emagrecimento acentuado;

– rouquidão.

Como tratar a doença

O tratamento da tuberculose é feito com medicamentos e dura, no mínimo, seis meses. É gratuito e disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser, preferencialmente, em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO). Todas as pessoas que seguem o tratamento corretamente ficam curadas da doença.

Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de terapia, encontra-se muito reduzida. No entanto, o ideal é que as medidas de controle sejam implantadas até que o paciente esteja negativo para a baciloscopia, tais como cobrir a boca com o braço ou lenço ao tossir, manter o ambiente bem ventilado e com bastante luz solar.

Como prevenir e controlar

A principal maneira de prevenir a tuberculose é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), disponível gratuitamente no SUS. Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade e protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.

Avaliar familiares e outros contatos do paciente contaminado para que não desenvolvam a forma ativa da tuberculose é outra forma de prevenção.

Estude Enfermagem na Florence 

Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com bolsas de 50% de desconto, além de outras vantagens diferenciadas.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

Ficou interessado? Inscreva-se agora! 

Notícias Relacionadas