Florence alerta para a prevenção do câncer do colo do útero

Doença é abordada na campanha Março Lilás
Enfermagem | 03/03/2022

No mês dedicado às mulheres, a campanha Março Lilás busca conscientizar sobre a saúde feminina e alertar para a importância da prevenção do câncer do colo do útero. Este câncer é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A enfermeira e professora da Faculdade Florence, Tatiana Siqueira, comenta que o câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente devido a alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). “A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. A importância da conscientização sobre esta doença é que, na grande maioria das vezes, ela pode ser evitada”, explica.

Sinais e sintomas

A docente comenta que o câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas na fase inicial. “Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais”, conta.

Os principais sintomas do câncer do colo do útero são:

Sangramento vaginal anormal;

Sangramento menstrual prolongado mais que o habitual;

Secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue;

Sangramento após a menopausa;

Sangramento após a relação sexual;

Dor durante a relação sexual;

Dor na região pélvica.

Maneiras de prevenção

Tatiana Siqueira, enfermeira e professora da Faculdade Florence

A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

A professora Tatiana explica que a outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual. “O uso de preservativos (camisinha masculina ou feminina) durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal”, explica.

Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que, se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.

Previna-se! A prevenção é um gesto de amor à vida.

Atuação de enfermeiros: do diagnóstico ao tratamento

De acordo com a profa. Tatiana Siqueira, na Enfermagem, o cuidado de pacientes com câncer ocorre em todas as etapas da doença: na prevenção, no rastreamento, na detecção precoce, nos diagnósticos, no tratamento, nas reabilitações e nos cuidados paliativos.

“A importância do enfermeiro no âmbito de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero é de extrema importância para todas as mulheres, sendo nosso papel sanar dúvidas e fazer a educação em saúde com bom êxito, para que assim sejam finalmente reduzidos os índices de mortalidade pela doença”, conta.

Dados

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável por 311 mil óbitos por ano.

Na análise regional, o câncer do colo do útero é o primeiro mais incidente na região Norte (26,24/100 mil) e o segundo nas regiões Nordeste (16,10/100 mil) e Centro-Oeste (12,35/100 mil). Já na região Sul (12,60/100 mil) ocupa a quarta posição e, na região Sudeste (8,61/100 mil), a quinta posição (INCA, 2019).

Estude na Florence em 2022

Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição em 2022, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com bolsas de mérito acadêmico, além de outras vantagens diferenciadas.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

Ficou interessado? Inscreva-se agora!