Anjos da Enfermagem

O Programa Anjos da Enfermagem é uma Organização não governamental, formada por alunos voluntários, que teve seu berço no Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri, por meio do projeto idealizado por Jaqueline Duarte. O Programa é uma estratégia nacional de apoio a crianças com câncer, através do desenvolvimento de atividades lúdicas e pedagógicas, humanizando o atendimento a crianças em tratamento com câncer. Os alunos voluntários desenvolvem trabalho social, embasados nos princípios da humanização, tendo no sistema COFEN/COREN apoio para implantar o projeto em outros estados. O Maranhão foi o primeiro Estado a implantar o Projeto, após o estado do Ceará, graças ao empenho da presidente do COREN-MA, Dra. Euzanir Arouche.

O Projeto “Anjos da Enfermagem, Educação e Saúde Através do Lúdico” foi apresentado aos alunos do Instituto Florence na Segunda Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem do Instituto Florence pela sua idealizadora Jaqueline Duarte, oportunidade em que o Conselho Regional de Enfermagem (COREN), por meio de sua Presidente, Dra Euzanir Aroucha indicou o Florence como uma das Instituições de Ensino a ser parceira da ONG.

Demonstrado o interesse pela Diretora do Florence, Profª Rita Ivana,procedeu-se os encaminhamentos para a implantação do Projeto no Estado do Maranhão, onde recebemos a documentação para inscrição dos alunos no projeto, entregue pelo COREN. Por conseguinte abriu-se o processo de inscrição, onde 18 alunos do Instituto Florence de Ensino Superior se inscreveram e oito participaram efetivamente da seleção, que aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de junho de 2008. A seleção envolveu alunos das duas instituições parceiras:Instituto Florence de Ensino Superior e Uniceuma.

Após o processo seletivo os alunos classificados como titulares (04) e suplentes (03) participaram de uma oficina de 40 horas com o ator e diretor teatral Flávio Rocha, culminando na apresentação dos Anjos da Enfermagem no Hospital Aldenora Belo, hospital parceiro da ONG, onde os alunos voluntários desenvolvem as atividades com as crianças portadores de câncer, internadas e em tratamento na casa de apoio do referido Hospital.
O Instituto Florence, por motivo de uma transferência de um aluno da outra Instituição parceira, ficou com cinco alunos voluntários (titulares) e três suplentes e o UNICEUMA ficou com três alunos voluntários (titulares) e uma aluna suplente.

O professor Luis Fernando Bogéa Pereira, Coordenador Adjunto do Curso de Enfermagem, é o Coordenador dos Anjos da Enfermagem do Instituto Florence e a Professora Keila é Coordenadora dos Anjos do UNICEUMA, tendo como Coordenadora geral do projeto no Maranhão a Enfª Ana Emília Castelo Branco, representante do COREN. As atividades ocorrem duas vezes por semana, às segundas e às quintas feiras, das 16:00 às 17:30.

A agenda de atividades do Programa em cada Estado segue a agenda da Coordenação Nacional, onde se tem as atividades intra-hospitalares,que são as visitas realizadas semanalmente e a atividades extra-hospitalares que incluem apresentação em eventos,que estejam ligados aos objetivos do Programa.O Programa realiza ainda 7 campanhas preconizadas pela coordenação nacional, as quais são desenvolvidas em cada Núcleo Estadual, segundo calendário institucional e manual de campanhas nacionais, que inclui:

01 – CAMPANHA DOE ALIMENTO DOE VIDA – para arrecadação de alimentos não perecíveis;
02 – CAMPANHA HIGIENE É SAÚDE – para arrecadação de produtos de higiene;
03 – CAMPANHA BRINCAR É UM DIREITO – para arrecadação de brinquedos.
04 – CAMPANHA DO DIA D- DIA DO DENTISTA – para promover a saúde bucal.
05 – CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE E MEDULA ÓSSEA
06 – CAMPANHA DE VACINAÇÃO
07 – CAMPANHA DO MAC DIA FELIZ

Dentro desse cronograma de atividades inclui-se ainda as festas comemorativas como Páscoa, São João, Dias da Crianças e Natal as quais são recomendadas a todos os Núcleos Estaduais a serem desenvolvidas com as crianças com câncer do Hospital Parceiro, buscando fortalecer os vínculos familiares e promover a felicidade da criança , bem como estreitara relação das crianças com a equipe profissional , mostrando que embora em situações adversas a criança deve e tem o direito de celebrar a vida e ter momentos de alegria e descontração.