Florence e o ensino híbrido: comunidade avalia experiência durante a pandemia

Confira dados do relatório de autoavaliação da CPA com relação ao tema
Institucional | 29/06/2021

As aulas remotas, estratégia que teve que ser rapidamente implementada desde o início do ano de 2020 devido à pandemia da Covid-19, foram um dos maiores desafios institucionais nesse período. Para garantir que o desempenho das aulas não fosse comprometido, a Florence otimizou seus processos, realinhou a estrutura do seu Ambiente Virtual de Aprendizagem e implementou novas ferramentas. Conforme o relatório de autoavaliação da Comissão Própria de Avaliação (CPA), as medidas foram aprovadas pela comunidade acadêmica. Confira!

Ao todo, de 57,9% a 72,5% dos discentes avaliaram o envolvimento com as aulas remotas como bom, de acordo com a presidente da CPA, professora Ildoana Paz. “Esses dados caracterizam aceitação e envolvimento no processo de ensino-aprendizagem. Embora tenha sido desafiador, tenha exigido de todos um esforço enorme, bem como adaptabilidade e resiliência, as ações desenvolvidas pela Florence alcançaram o êxito e foram satisfatórias para os discentes”, destacou a professora.

De maneira geral, para 51,5% dos discentes, as aulas híbridas foram compreendidas como grandes aliadas no processo de aprendizagem, estimulando o interesse deles no acompanhamento das atividades letivas. Houveram, entretanto, avaliações conflitantes, dentre elas a avaliação de docentes com relação ao envolvimento discente e a avaliação de alunos de Biomedicina com relação às aulas. Os casos pontuais estão sob análise para garantia de melhorias por parte da CPA.

Práticas de laboratório no formato híbrido

As práticas de laboratório talvez tenham sido o maior desafio a ser superado pela Florence durante o período de implementação de aulas híbridas. Com o estabelecimento de turmas reduzidas, estudantes consideraram que a Florence facilitou o processo de aprendizagem, tanto na teoria quanto na prática.

“Para manter a prestação de serviços educacionais, a IES investiu na ampliação e potencialização do seu parque tecnológico com a aquisição de novos softwares, links, equipamentos audiovisuais (webcam, microfone, tela de projetor, data show), computadores com maior capacidade de armazenamento, mais pacotes de dados de internet, internet sem fio em todos os ambientes, treinamento e adequação de profissionais para atendimento remoto, com vista a manter em tempo real as atividades letivas”, explicou Ildoana Paz.

Os alunos ainda avaliaram satisfatoriamente o investimento proferido pela IES, ressaltando que as estratégias adotadas para o desenvolvimento das aulas remotas não prejudicaram o entendimento do conteúdo, com o percentual variando entre 57,9% a 72,5% de aceitação. Em relação à sistemática de avaliação e o processo ensino-aprendizagem, 57,9% dos alunos avaliaram positivamente aferindo, ainda, que as atividades avaliativas corresponderam à metodologia trabalhada nas aulas remotas.

Modelos de avaliação remota e AVA

“O corpo discente destacou que o modelo de avaliação, a estrutura curricular e a metodologia utilizada pelos professores atendem às suas necessidades, não destoando do que fora apresentado nas avaliações de 2018 e 2019, em que 64,9% aprovaram integralmente o trabalho docente, acrescentando ainda que o currículo atende às exigências do atual mercado de trabalho”, revelou a professora Ildoana Paz.

Além do modelo de aprendizagem, os discentes ainda avaliaram o atendimento dos docentes no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Ao todo, 57,9% dos alunos se sentiram bem atendidos pelos professores na plataforma de aprendizagem, indicando satisfação em relação ao suporte dado pelo corpo docente no acesso à plataforma de aula remota.

Os alunos e professores ainda avaliaram como ficaram os relacionamentos durante a pandemia. “A pandemia obrigou um distanciamento social e estreitou o uso das redes sociais como elo com a Instituição, então os alunos tiveram que se adaptar a um novo formato de comunicação e relacionamento entre pares”, comentou a presidente da CPA.

Quanto à plataforma AVA, 95,6% dos professores destacaram ter havido treinamento por parte da Instituição. “Essa ação possibilitou que todos conhecessem integralmente a ferramenta, adequando-a às suas estratégias de ensino. Como a IES já adotava na sua política de ensino a utilização das metodologias ativas, os professores também consideraram positiva a mudança do sistema de ensino presencial para o remoto, o que não os impediram de continuar utilizando a mesma estratégia didática de ensino (57,4%)”, acrescentou a professora Ildoana.

No tocante ao posicionamento dos profissionais técnico-administrativos, um ponto importante a destacar é o reconhecimento que os profissionais possuem em relação aos investimentos em inovações tecnológicas realizado pela IES, pontuando 61,5% como boas.

Clique aqui para saber mais sobre a CPA!

Clique aqui para entender o papel dos membros da CPA!

Clique aqui para conferir medidas importantes durante a pandemia adotadas através da CPA!

Ficou interessado(a) em participar da CPA? A data da aplicação dos próximos questionários será sempre divulgada por todos os meios de comunicação da Instituição. Fique atento(a)!

CPA: Avaliar para Transformar