CPA: Medidas emergenciais protegem comunidade acadêmica contra a pandemia da Covid-19

Instituição agiu rapidamente criando a Comissão Interna de Monitoramento e Enfrentamento à...
CPA | 09/06/2021

Para garantir a saúde de sua comunidade acadêmica e evitar a disseminação da Covid-19 no campus da Instituição, desde o início da pandemia do novo coronavírus a Faculdade Florence segue atenta a todas as determinações governamentais, agindo preventivamente para proteção de toda a sua comunidade acadêmica. Desta forma, uma das primeiras medidas institucionais foi, por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA), a instituição da Comissão Interna de Monitoramento e Enfrentamento à Covid-19. Entenda todas as medidas tomadas por meio da CPA e dessa comissão, bem como conheça de perto os protocolos de biossegurança adotados pela Instituição.

“O ano letivo de 2020 iniciou de forma conturbada, o mundo foi surpreendido com uma pandemia, que obrigou todos, pessoas e instituições, a se reinventarem e buscarem alternativas para a minimização dos danos iminentes, e assim ocorreu também com a Florence. Instituímos rapidamente essa Comissão Interna, por meio da qual várias ações foram desenvolvidas no combate à proliferação do vírus. Da mesma forma, a CPA atuou com agilidade, para dar as respostas às expectativas e minimizar os problemas advindos do período pandêmico”, comentou Ildoana Paz, presidente da CPA.

Dentre as medidas adotadas pela Florence estão: elaboração de cartilhas com orientações sobre prevenção, em parceria com os alunos do curso de Enfermagem; treinamento da equipe em relação aos cuidados para proteção contra a doença; adequação estrutural com a aquisição de suporte de álcool em gel; adoção de protocolos de limpeza dos espaços físicos e acompanhamento dos casos notificados de alunos e funcionários, que apresentaram sintomas semelhantes aos da COVID-19, dentre outras.

Para diminuir o risco de contágio na volta às aulas presenciais, passaram a fazer parte do novo protocolo de biossegurança da Florence as seguintes providências:

1. Nova sinalização, espalhada por toda a faculdade, com cartazes, banners, adesivos e móbiles, indicando as orientações do protocolo de biossegurança;
  2. Marcação de assentos para controlar o distanciamento mínimo necessário entre as pessoas sentadas;
  3. Demarcação do piso, sinalizado com adesivos que indicam a distância de segurança adequada entre as pessoas;
  4. Bebedouros em que é necessário colocar a boca foram desativados. Estão funcionando somente as torneiras, para encher as garrafas individuais;
  5. Em relação às aulas práticas dos cursos, os conteúdos mais específicos que precisam ser trabalhados presencialmente nos laboratórios passaram a ser realizados a partir da formação de grupos reduzidos, respeitando o distanciamento necessário;
  6. No ato da entrada no campus, a temperatura das pessoas passou a ser aferida. Caso alguém apresente febre, será encaminhado para o setor de triagem. Lá, a pessoa será atendida por uma enfermeira, responderá a um questionário e será orientada a procurar um posto de saúde, caso necessário;
  7. As máscaras de proteção serão sempre obrigatórias enquanto permanecerem no espaço acadêmico;
  8. Os presentes serão informados por meio de sinalização física que nos corredores da instituição há pias com sabonete líquido e álcool em gel, disponíveis para higienização das mãos;
  9. Nos espaços de atendimento ao público foram instalados divisores de acrílico para assegurar o distanciamento entre alunos e funcionários. Os atendimentos presenciais serão realizados por meio de agendamentos e somente uma pessoa por vez, sem acompanhante. Caso o acompanhante seja fiador do aluno, este deverá aguardar na recepção até a hora da assinatura do contrato na secretaria;
  10. Realização de diversas palestras e reuniões on-line com a comunidade acadêmica para divulgação do protocolo.

Quer entender melhor os protocolos de biossegurança adotados pela Florence durante o período de pandemia? Clique aqui!

Durante a pandemia e para garantir a adoção de todos os protocolos internos de biossegurança, a Florence também elaborou um e-book. Quer conhecer esse material de perto? Clique aqui!

Clique aqui para saber mais sobre a CPA!

Ficou interessado(a) em participar da CPA? A data da aplicação dos próximos questionários será sempre divulgada por todos os meios de comunicação da Instituição. Fique atento(a)!

CPA: AVALIAR PARA TRANSFORMAR