Instituto Florence Técnico realiza I Semana de Enfermagem

Sem categoria | 25/05/2019

O Instituto Florence de Ensino Técnico- Unidade Centro- por meio de sua coordenação, realizou nos dias 23 e 24/05, a I Semana de Enfermagem, com o tema: “REFLETINDO O PROCESSO  SAÚDE-DOENÇA”.
O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequências dos mesmos fatores, não dependendo exclusivamente dos mecanismos biológicos que afetam o organismo humano, mas de vários condicionantes chamados determinantes do processo saúde-doença. Esses determinantes demonstram que vários fatores cotidianos tendem a oferecer uma imensa variedade de estímulos que interferem, direta ou indiretamente, na saúde-doença dos indivíduos.
O evento, que aconteceu no auditório Antônio Ives, iniciou com  palestras e finalizou com a realização de minicursos, com carga horária de 10 horas.
A abertura contou com a presença da coordenação dos Cursos Técnicos, representada pela fala da Professora e Mestranda em Enfermagem, Laíse Lages, que saudou e agradeceu a presença de todos, abordando a importância da participação dos alunos nesta primeira Semana de Enfermagem, onde o tema processo saúde-doença contribuirá de maneira decisiva em sua formação profissional.
A primeira palestra  realizada pela manhã, “Depressão e risco de suicídio entre profissionais de Enfermagem”, foi ministrada pela psicóloga Kesia Costa Leite, que comentou sobre a relevância do tema e a iniciativa do Florence em realizar o evento. “Aqui, estaremos discutindo quais são os fatores de risco para uma pessoa desenvolver uma depressão, o que está por trás disso tudo e qual é o passo para se cometer um suicídio, porque nem sempre significa que  uma pessoa com depressão vai chegar a cometer o suicídio, ela pode planejar. Então, a gente tem que atuar nesse processo, justamente para que não haja a execução desse planejamento. E sobre o Florence promover esse evento, é fabulosa essa iniciativa, porque a gente vê muitos adolescentes e jovens, em uma formação, mas eles têm a história de vida deles, a gente não sabe como esse formando está se desenvolvendo na vida fora da escola. Assim, eu quero parabenizar a instituição pelo convite  e que venham outros, porque é de suma importância abordar um tema que é tão presente na vida das pessoas de maneira geral”.
A Enfermeira Talita Raquel Almeida Portela, ministrou a última palestra do dia com o tema: “Refletindo o perfil do profissional técnico diante do cuidado”.
Na sexta-feira, 24/05, foram realizados, nos turnos matutino e vespertino, os Minicursos: Administração de Medicamentos e Curativos Especiais.