Campanha Dezembro Laranja alerta para a prevenção do câncer de pele

Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura
Gerais | 05/12/2020

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele corresponde a 27% de todos os tumores malignos no Brasil, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Já o câncer de pele melanoma tem 8,4 mil novos casos anualmente. Por conta desses números expressivos, desde 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove a campanha Dezembro Laranja, com o objetivo de estimular a população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele.

A exposição ao sol exageradamente e desprotegida ao longo da vida e episódios de queimaduras solares são alguns dos principais fatores de risco de desenvolvimento da doença. Ela surge quando as células que compõem o órgão crescem desordenadamente. Isso ocorre principalmente devido ao efeito acumulativo resultante das longas exposições ao sol, quando os raios Ultravioleta A e Ultravioleta B danificam a barreira protetora do órgão.

Existem diferentes tipos de câncer de pele, que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns o carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular e que, se descobertos e tratados precocemente, apresentam altos percentuais de cura.

Prevenção do câncer de pele

A prevenção da doença requer alguns cuidados quanto à utilização de filtro solar e uso de roupas adequadas. Confira abaixo:

Proteja-se do sol: evite a exposição em demasia à luz solar, principalmente entre os horários de 10h às 16h, quando a intensidade da luz UV é maior;

Use protetor solar: o método mais eficaz para a prevenção diária é o uso do protetor solar. É recomendado o uso de fator 30 de proteção solar, mesmo em dias nublados. Para garantir a proteção, é necessário a reaplicação ao menos duas vezes ao dia ou de acordo com as recomendações do produto;

Use roupas adequadas: peças compridas, como saias, calças e camisas com tons mais escuros oferecem maiores níveis de proteção. Os chapéus com abas grandes são ideiais, pois protegem o couro cabeludo, a testa, nariz, olhos e orelhas, que são áreas mais expostas à intensidade solar. O uso de óculos de sol também é necessário, sendo capaz de bloquear até 99% da radiação UV direcionada aos olhos e pálpebras.

Atente quanto aos sinais na pele

É importante prestar atenção ao aspecto da pele e possíveis alterações, como o surgimento de pintas ou sinais irregulares, marcas estranhas, manchas e feridas que demoram a cicatrizar. O rosto, as mãos, os braços e as costas são áreas que devem ter atenção especial devido ao alto grau de exposição.

Instituto Florence de Ensino Técnico está com inscrições abertas

Com o objetivo de capacitar profissionais em nível técnico para o mercado de trabalho, o Instituto Florence abre inscrições para novas turmas em seus cursos técnicos. Os interessados poderão se dirigir à Secretaria da Escola Técnica, na unidade Centro ou Cohab, para realizar sua matrícula.

O Instituto vai iniciar novas turmas em dezembro nos cursos técnicos de Administração, Saúde Bucal, Estética, Enfermagem e Nutrição na unidade do bairro da Cohab. Além dos cursos citados, em janeiro a unidade terá também novas turmas para Radiologia, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Instrumentação Cirúrgica e Enfermagem do Trabalho.

Ficou interessado? Inscreva-se agora!