Dezembro Vermelho: campanha chama atenção para prevenção do HIV, AIDS e ISTs

Mês é marcado por ações de mobilização nacional em prol da campanha
Gerais | 05/12/2020
Dezembro Vermelho: campanha chama atenção para prevenção do HIV, AIDS e ISTs

O mês de dezembro é marcado pela mobilização nacional em prol da prevenção ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). O Dezembro Vermelho surgiu a partir da Lei 13.504/2017 e o período foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial contra a Aids, celebrado mundialmente em 1º de dezembro.

A campanha visa sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre HIV, sobre a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento. Segundo dados do Ministério da saúde, em janeiro deste ano, das 900 mil pessoas com HIV no país, 766 mil foram diagnosticadas, 594 mil fazem tratamento com antirretroviral e 554 mil não transmitem o HIV. Além disso, ainda existem 135 mil pessoas no Brasil que vivem com HIV, mas não sabem.

Ainda de acordo com o levantamento, a infecção por HIV cresce mais entre os jovens, na faixa etária de 20 a 34 anos. A maior concentração de casos de AIDS também está entre pessoas de 25 a 39 anos, de ambos os sexos, com 492,8 mil registros. Os casos nessa faixa etária correspondem a 52,4% no sexo masculino e 48,4% no sexo feminino.

Estratégias de combate

Para diminuição dos casos de HIV, AIDS e outras ISTs, é necessária a combinação de diversas estratégias. Além do uso de camisinha, é indicado fazer o teste periodicamente. Caso seja portador, deve realizar o tratamento adequado do HIV ou de qualquer outra IST. Caso tenha sido exposto a uma situação de risco, buscar a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) em uma unidade de saúde.

Instituto Florence de Ensino Técnico está com inscrições abertas

Com o objetivo de capacitar profissionais em nível técnico para o mercado de trabalho, o Instituto Florence abre inscrições para novas turmas em seus cursos técnicos. Os interessados poderão se dirigir à Secretaria da Escola Técnica, na unidade Centro ou Cohab, para realizar sua matrícula.

O Instituto vai iniciar novas turmas em dezembro nos cursos técnicos de Administração, Saúde Bucal, Estética, Enfermagem e Nutrição, na unidade do bairro da Cohab. Além dos cursos citados, em janeiro a unidade terá também novas turmas para Radiologia, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Instrumentação Cirúrgica e Enfermagem do Trabalho.

Ficou interessado? Inscreva-se agora!