Retrospectiva 2020: saiba quais acontecimentos foram destaque no Instituto Florence  

Retrospectiva 2020: saiba quais acontecimentos foram destaque no Instituto Florence  

Novo formato de aulas foi principal destaque do ensino técnico
Institucional | 26/12/2020
Compartilhe :
Retrospectiva 2020: saiba quais acontecimentos foram destaque no Instituto Florence
Novo formato de aulas foi principal destaque do ensino técnico

A pandemia do novo coronavírus trouxe um ano incomum para o Instituto Florence. No entanto, apesar das dificuldades, a celebração de duas décadas de existência da educação técnica na Instituição, eventos presenciais e remotos, parcerias, convênios, e reformulação do modelo de ensino fizeram parte da trajetória do Florence em 2020.   

Pensando em toda essa caminhada, neste dia 26 de dezembro, data em que celebramos o Dia da Lembrança, destacamos alguns acontecimentos importantes para o Instituto no ano que passou. Confira abaixo:  

Novo formato de ensino  

Em 2020, o Instituto Técnico completou 20 anos de existência, aniversário que culminou com a transformação do ensino técnico do Florence para o formato remoto e híbrido, como maneira de enfrentamento e combate à Covid-19.  

Na busca por alternativas para manter a aprendizagem dos alunos, o Florence aderiu ao ensino remoto e híbrido com protocolo de biossegurança, adotado em toda a estrutura física durante práticas presenciais. Além disso, houve o lançamento do WhatsApp como canal de atendimento, inovação nos processos do Florence para aproximar os alunos e facilitar o contato com a Instituição.   

Clique aqui para conferir os protocolos de biossegurança e aqui para conferir o e-book lançado pelo Florence para o combate à Covid-19!

Convênios e parcerias firmados  

Em 2020 a Instituição conquistou parcerias importantes. O Instituto Florence aderiu ao Clube de Descontos do Servidor Público Estadual, ação promovida pela Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (SEGEP), que garante aos servidores e seus dependentes descontos especiais nos cursos de graduação, pós-graduação da Faculdade Florence e nos cursos técnicos do Instituto. 

Também foi firmado um Termo de Cooperação Técnica com a Escola de Governo do Maranhão visando estabelecer o intercâmbio de conhecimentos e experiências para o desenvolvimento institucional e o aperfeiçoamento das atividades das duas instituições.  

Eventos de destaque  

Em 2020 a Instituição também realizou grandes eventos no formato presencial e remoto, dentre eles: I Semana Interdisciplinar Acadêmica dos Cursos Técnicos (SEMATEC), com o tema “A Multidisciplinaridade na Área da Saúde”, ciclos de palestras on-line sobre Outubro Rosa e Novembro Azul, minicurso de noções farmacológicas, oficina de culinária brasileira com avaliação dos pratos pela nutrichef Joelyne Oliveira e pelos gastrônomos Elisângela Cutrim e Emanuel Ferreira; aula prática a respeito da nutrição e culinária vegana com a responsável pela cozinha itinerante Vegetal Nanda Miranda e minicurso sobre Nutrição e promoção da saúde aplicada a pacientes soropositivos.   

Também foram promovidas transmissões de palestras a respeito do preparo emocional ao novo hábito de estudo remoto, com a professora e enfermeira Gessica Kussano; prevenção e promoção da saúde mental em tempos de isolamento social com o professor e psicólogo Antônio Viegas; papel da Enfermagem frente à pandemia de Covid-19 com o professor e enfermeiro Jorge Diego Araújo; importância das aulas remotas em EAD durante o isolamento social com a  professora e enfermeira Ananda Oliveira; e como manter alimentação saudável no período do isolamento social com a professora e tecnóloga dos alimentos Monique Damasceno.  

Ainda houveram lives educacionais com a professora e enfermeira especialista em Obstetrícia e Neonatologia Tercy Mariana sobre Gestação, lactação e puerpério em tempos de pandemia; a professora e enfermeira Marina Muniz destacou em sua palestra a atuação de equipe de enfermagem em pacientes críticos em PCR por Covid-19; o professor e farmacêutico bioquímico Romulo Viegas abordou os mitos e verdade da Farmacologia dentro da Covid-19; e por fim, o professor e psicólogo Leandro Saldanha conversou sobre suicídio em tempos de isolamento social e pandemia.  

Foram tempos difíceis e desafiadores, mas igualmente produtivos e cheios de planos e projetos. Lembranças muito especiais que já anunciam um novo ano de ainda mais conquistas e vitórias, que só são possíveis ao lado de cada um que forma a Família Florence. 

Notícias Relacionadas