Florence celebra o Dia da Educação

A data é comemorada anualmente em 28 de abril
Datas Comemorativas | 28/04/2021

O Dia da Educação é celebrado anualmente todo 28 de abril. O dia tem o objetivo de sensibilizar a população para a importância da educação, seja no âmbito escolar, social ou familiar, afinal o contexto educacional é um grande responsável pela construção de valores sociais, éticos e morais, essenciais ao desenvolvimento e à formação de cada indivíduo.

A data foi instituída há 21 anos, na cidade de Dakar, no Senegal, durante o Fórum Mundial de Educação, por líderes de 164 países – incluindo o Brasil – e simboliza o compromisso dessas nações com o desenvolvimento da educação até 2030.

Dados mundiais da educação

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mesmo antes da crise do novo coronavírus, cerca de 258 milhões de crianças e adolescentes estavam fora da escola, a maioria meninas. E mais da metade dos alunos com 10 anos de idade em países de baixa e média rendas não conseguiam aprender a ler um texto simples.

Ainda segundo a ONU, em 2020 a pandemia causou a suspensão e o fechamento das escolas, afetando 1,6 bilhão de estudantes em mais de 190 países. Com a segunda fase de contaminações em massa do vírus em 2021, cerca de 1 bilhão de alunos continuam afetados.

O papel da Florence na educação maranhense

O Brasil ainda enfrenta graves problemas com a qualidade do ensino e a educação, no entanto o número de analfabetos caiu bastante nos últimos dez anos, segundo dados do Ministério de Educação e Cultura (MEC). Dentro deste cenário, o Instituto Florence tem como missão incluir jovens e adultos no mundo do trabalho através da qualificação e requalificação profissional da população maranhense no âmbito do ensino técnico.

A Instituição vivenciou desde 2020 momentos atípicos na educação devido à pandemia do novo coronavírus. Contudo, apesar das dificuldades, a celebração de 21 anos de existência do Instituto Técnico, que abriu caminhos para o ensino superior da Florence, eventos presenciais e remotos, parcerias, convênios e reformulação do modelo de ensino fizeram parte da trajetória da Instituição nestes tempos incertos.