Florence parabeniza Técnicos e Auxiliares de Enfermagem pelo seu dia

Amanhã, 20 de maio, é celebrado o esforço desses profissionais com a saúde da população
Datas Comemorativas | 19/05/2021

Os técnicos e auxiliares em Enfermagem estão sempre mais próximos do paciente, atuando diretamente em sua recuperação e cumprindo o papel de peças-chave para o bom andamento do serviço de saúde. Por isso, no dia 20 de maio é celebrado o esforço desses profissionais, que se dedicam a cuidar da saúde das pessoas, principalmente neste contexto de pandemia em que vivemos.

O Brasil tem atualmente mais de 2,4 milhões de profissionais atuando na Enfermagem, segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Desse total, 24,6% são enfermeiros, 57,6% técnicos de enfermagem e 17,4 % auxiliares de enfermagem. Ou seja, mais da metade da força de trabalho da área é composta por técnicos e auxiliares.

Profa. do curso técnico em Enfermagem do Instituto Florence Mariana Corrêa.

A professora do curso técnico em Enfermagem do Instituto Florence Mariana Corrêa pontua que os técnicos e os auxiliares são os profissionais à beira do leito que conhecem todos os pacientes e são essenciais para o bom funcionamento do sistema de saúde. “Os técnicos e os auxiliares de enfermagem são aqueles que muitas das vezes não ofertam apenas o cuidado, mas também o ombro amigo e a mão acolhedora. E dentro da pandemia merecem destaque e reconhecimento da sociedade e acima de tudo dos nossos governantes, visto que precisam de um piso salarial estabelecido, bem como carga horária de trabalho definida”, comentou.

Evento do Florence em alusão à data

Nos dias 20 e 21 de maio, o Instituto Florence de Ensino Técnico promoverá palestras em alusão ao Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Dia Internacional do Enfermeiro e à Semana Nacional da Enfermagem. No dia 20 de maio, o tema do evento será “A evidência da Enfermagem frente à pandemia da Covid-19 x O reconhecimento profissional”. Já no dia 21 o tema que será debatido é “Enfermagem e Psicologia: o enfrentamento das mães que perderam seus filhos para a Covid-19”. O evento será gratuito e on-line, com transmissão através do canal da Instituição no YouTube, além disso terá certificação de 8h. Clique aqui e saiba mais informações!

Papel da Florence na formação de profissionais técnicos na Enfermagem

A professora Marina Corrêa acrescenta que o Instituto Florence tem um papel fundamental na formação desses profissionais de curso técnico, haja vista que sempre disponibiliza um corpo docente competente e laboratórios equipados com todos os aparatos tecnológicos para treinamento. “A Instituição não se preocupa em apenas jogar o profissional no mercado de trabalho, se preocupa também em capacitá-lo para o enfrentamento da rotina da profissão”, comenta a profa. Mariana Corrêa.

Com metodologia de ensino focada no aprendizado efetivo e prático, a formação técnica em Enfermagem do Florence tem uma duração de 22 meses e uma carga horária de 1800 horas. Ela pode ser realizada concomitante ou subsequente ao ensino médio.

Os egressos do Técnico em Enfermagem do Florence saem da Instituição prontos para o mercado de trabalho, capazes de desenvolver, sob a supervisão do enfermeiro, ações de promoção, prevenção, segurança, recuperação e reabilitação referenciadas nas necessidades individuais e coletivas determinadas pelo processo saúde-doença.

O profissional técnico em Enfermagem formado pelo Instituto Florence ainda está apto a desempenhar suas atividades diárias com responsabilidade, compromisso e justiça, fatores contribuintes para o exercício pleno da cidadania tanto do profissional como do usuário. Baseando-se sempre nos princípios éticos, políticos, socioculturais e educativos contribuem para o alcance da qualidade do cuidar em Enfermagem.

O Instituto Florence se destaca pela sua qualidade acadêmica e pela sua infraestrutura, que foi criada para tornar as atividades práticas o mais real possível para formar os melhores profissionais. Por isso tudo, a Instituição aproveita a data para reforçar esse compromisso e parabenizar todos os técnicos e as técnicas, além de auxiliares de enfermagem que atuam com dedicação e empenho na nobre missão de cuidar e salvar vidas.