Semana de Enfermagem do Instituto Florence enaltece a importância dos profissionais na saúde

O evento ocorreu de forma on-line entre os dias 20 e 21 de maio
Técnico | 27/05/2021

Nos dias 20 e 21 de maio ocorreu um ciclo de palestras em alusão ao dia Internacional do Enfermeiro e à Semana Nacional da Enfermagem. O evento ocorreu totalmente on-line e foi organizado pelo Instituto Florence com a participação de palestrantes e parceiros de outras instituições convidadas.

O evento foi aberto com as boas-vindas da professora Marina Muniz e da professora Maiara Rodrigues, que enfatizou a importância de existirem momentos como este, nos quais há reflexões, aprendizado e valorização da profissão. “Hoje estamos iniciando a Semana da Enfermagem. Em primeiro lugar, parabéns! Hoje é o dia do técnico da enfermagem. Queria parabenizar a todos os presentes, obrigada por estarem aqui conosco. Hoje é um dia de conscientização, além de ganhar conhecimento, mas também um dia de reflexão e de conscientização da Enfermagem. Tem momentos que precisamos parar e analisar a nossa profissão e compreender o que está acontecendo, é necessário que possamos abrir os nossos olhos com relação a isso”, comentou.

Professora Marina completou, ressaltando a importância da profissão diante da pandemia causada pela Covid-19. “A pandemia ainda não acabou e precisamos saber lidar com tudo o que está acontecendo, até porque nós, profissionais, também adoecemos. Durante esse tempo, nossa profissão acabou sendo vista de uma forma maior, mais abrangente. Estão reconhecendo a importância da nossa profissão, mas ainda é necessário mudança, como a carga horária do nosso trabalho, que é muito exaustiva, e a remuneração adequada. Então, momentos como esse se fazem necessários para discutirmos a atual situação da Enfermagem”, arrematou.

Palestras

No primeiro dia, os participantes acompanharam, no período da noite, a palestra com a temática “A evidência da Enfermagem frente à pandemia da Covid-19 x O reconhecimento profissional”. A professora Maiara Rodrigues trouxe conceitos, dados e experiência de profissionais sobre a temática.

Já no segundo dia, o tema foi “Enfermagem e Psicologia: o enfrentamento das mães que perderam seus filhos para a Covid-19” com a presença da Profa. Mayara Karoline e Prof. Antonio Viegas, que elencou dados estatísticos comprovando o crescimento da mortalidade por Covid-19 e como isso tem afetado a estrutura familiar. “Precisamos analisar os aspectos psicológicos de como enfrentar essa realidade. Nós sabemos que a maternidade ainda é muito significativa na vida das pessoas, tanto para a mãe quanto para o filho, porque é nosso primeiro alicerce, nosso primeiro contato”, explicou.

As palestras completas você ainda pode conferir em nosso canal no YouTube.

Para conferir a palestra do primeiro dia, clique aqui.

Para acessar a palestra do segundo dia, clique aqui.