Docente do Instituto Florence sugere dicas para ter um currículo de sucesso na área técnica

A triagem de currículos é a primeira etapa utilizada na seleção de candidatos
Técnico | 23/06/2021

O currículo ainda é a principal ferramenta na conquista de um emprego. Isso ocorre porque a fase de triagem de currículos é a primeira etapa utilizada na grande maioria das empresas para seleção dos candidatos e pode ser o motivo para que eles sejam eliminados do processo imediatamente, antes mesmo de ter a oportunidade de seguir para outras etapas. Tendo em vista a importância do tema, convidamos a professora Vanessa Cunha, docente que leciona a disciplina de Português Instrumental em diversos cursos do Instituto Florence, para sugerir algumas dicas de como ter um currículo de sucesso na área técnica.

Profa. Vanessa Cunha

De acordo com ela, há muitas formas de tornar o currículo interessante. “De início, especifique uma área de atuação. Descreva, de forma sucinta, seus cursos (usando sempre a ordem do mais recente para o mais antigo). Não se esqueça de colocar seus dados para contato. Para quem busca o primeiro emprego, vale destacar as experiências no curso técnico, os estágios, trabalhos voluntários, habilidades e aptidões”, explica a docente Vanessa.

Outros pontos para os quais o profissional da área técnica deve ficar atento são: evitar colocar fotos e outros recursos gráficos; observar o uso correto da linguagem e lembrar-se de que a simplicidade é sempre o melhor caminho.

“Vale destacar que chamam atenção em um currículo técnico cursos complementares e trabalhos voluntários. Eles são excelentes oportunidades para quem deseja adquirir experiências em determinadas áreas. Sendo assim, são ótimas maneiras de conseguir boas oportunidades”, conta a professora Vanessa.

Por fim, ela alerta que, ao produzir um currículo, deve-se evitar inserir algumas informações, como: documentos pessoais, pretensão salarial (a não ser que a empresa solicite) e detalhes em excesso.

Cursos técnicos do Instituto Florence

Com o objetivo de capacitar profissionais em nível técnico para o mercado de trabalho, o Instituto Florence oferta cursos em diversas áreas, a exemplo de Administração, Saúde Bucal, Estética, Enfermagem, Nutrição, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Análises Clínicas, Eletromecânica e Eletrotécnica.

Os interessados têm três formas de fazer sua inscrição: a primeira é presencialmente, na Secretaria da Escola Técnica da Unidade Centro e Cohab; a segunda é entrando em contato pelo WhatsApp oficial da instituição, através do número 99242-2120; e a terceira é por meio do e-mail [email protected].

Para se matricular é necessário apresentar cópias impressas ou escaneadas dos documentos pessoais (RG, CPF e Título de Eleitor), comprovante de residência, diploma de conclusão do Ensino Médio ou declaração com Histórico Escolar.

Clique aqui para saber mais sobre os cursos técnicos e os diferenciais do Instituto Florence!